PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitos da região do Alto Tietê apoiam atuação intensiva das Guardas Municipais

Os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) são favoráveis a atuação intensiva das Guardas Civis Municipais (GCMs) no suporte às forças de segurança para prevenir e coibir as ações criminosas. Além do apoio à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que dá respaldo ao trabalho das GCMs, a região tem uma parceria formalizada que permite o compartilhamento de serviços das guardas entre os municípios, bem como o planejamento e execução de ações integradas com as Polícias Civil e Militar.

Sete dos 12 municípios da área de abrangência do Condemat possuem GCM – Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano – e os prefeitos têm investido cada vez mais no efetivo e estrutura, o que inclui sistemas de monitoramento por câmeras, para atuação mais intensa no combate à criminalidade dentro das cidades. Por isso, o apoio à decisão do STF será formalizado também através de um documento que será enviado ao órgão.

O presidente do Condemat e prefeito de Guarulhos, Guti Costa, ressaltou que o trabalho das GCMs tem sido fundamental para a segurança dos moradores do Alto Tietê e a atuação efetiva delas tem previsão legal. As atribuições das GCMs, lembrou, estão definidas no Estatuto das Guardas Municipais da Lei Federal 13.022/2014 e elas são consideradas operadoras integrantes estratégicas do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) – Lei 13.675/2018.

“Essa decisão do STF traz tranquilidade para que as GCMs mantenham a atuação desempenhada e que tem ajudado muito as cidades, e a região, na segurança pública. No Alto Tietê existe um trabalho de parceria das GCMs com as Polícias para que a população tenha mais segurança”, enfatizou Guti.

Inicialmente, o Superior Tribunal de Justiça levantou questões sobre o papel das GCMs ao absolver um condenado por não considerar as provas válidas, já que a guarda municipal não poderia exercer atribuições das polícias Civil e Militar.  O julgamento, no entanto, foi derrubado no início desta semana pela Primeira Turma do STF.

“Na nossa região, além da atuação dentro dos seus territórios, temos um acordo que possibilita o compartilhamento das ações entre os municípios do Condemat para fortalecer a segurança pública durante eventos e operações especiais, assim como para atender as cidades que não possuem a Guarda, quando houver necessidade”, conclui o prefeito Guti.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario