PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Suzano inicia programação da campanha Setembro Amarelo

A Prefeitura de Suzano deu início, na última sexta-feira (02), à programação da campanha Setembro Amarelo, marcada neste ano por uma série de ações e atividades presenciais voltadas a munícipes e servidores. O objetivo é intensificar o diálogo sobre suicídio e trabalhar a prevenção a partir do debate e da difusão da informação. No primeiro dia de atividades, os servidores municipais participaram do encontro.
“O ambiente de trabalho como possibilidade de prevenção ao suicídio”, promovido pelo Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), por meio da Secretaria Municipal de Administração.

A ação foi sediada no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, contando com a presença de colaboradores de diferentes áreas da administração pública. O grupo teve a oportunidade de debater a temática junto à equipe do NAS, liderada pela psicóloga Renata Pires, além de voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) e da enfermeira Isabele Trindade, que é especialista em suicidologia. De acordo com a secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira, o encontro garantiu mais um momento de acolhimento e troca entre os participantes.

“O suicídio não pode ser observado por um único prisma. É uma situação que deve ser analisada considerando múltiplos fatores, entre eles o convívio social e a interação com o trabalho. Por isso, abordamos o tema durante todo o ano e intensificamos a proposta na campanha Setembro Amarelo, como forma de atuar na prevenção e estender a mão a quem está em sofrimento”, explica.

Na próxima terça-feira (06), às 14 horas, o Mirambava (rua Campos Salles, 884 – Centro) sediará a apresentação “Fluxo de apoio à pessoa em risco de suicídio”, voltada a profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, sendo um evento promovido pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps), da Secretaria Municipal de Saúde. No mesmo dia, o curso de Promotoras Legais Populares aborda sobre o Setembro Amarelo na 23ª aula remota, também com a enfermeira Isabele Trindade. O conteúdo será disponibilizado ao público às 18h30 no canal oficial da Prefeitura de Suzano no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

No próximo dia 15 (quinta-feira), a Raps realiza o “2º Simpósio Anual Intersetorial de Prevenção e Posvenção ao Suicídio de Suzano”. O evento será igualmente sediado no Complexo Mirambava, a partir das 13 horas, para servidores municipais, com foco nas secretarias de Saúde, Educação, Administração e Assistência e Desenvolvimento Social. O encontro terá uma programação intensa, abordando o papel das mídias sociais e da comunidade, entre outros assuntos pertinentes à temática.

A partir do dia 16 (sexta-feira), haverá o ciclo de ações junto à rede de Atenção Básica, com palestras, rodas de conversa e demais atividades nos postos de saúde, sendo que cada unidade deve executar uma programação própria, sempre às 9 horas, contemplando os postos do Jardim Monte Cristo, Jardim Europa, Jardim Ikeda, Jardim Brasil, Jardim São José, Miguel Badra Baixo, Jardim Suzanópolis, entre outros.

Já no dia 21 (quinta-feira) o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Palmeiras (rua Sebastião Moreira, 198 – Parque Palmeiras) realiza uma ação preventiva com os grupos assistidos pelo equipamento. A atividade começará às 14 horas.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario