PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Império do Pix nos meios digitais”, por Robinson Guedes

Lançado em 2020, o Pix foi uma ferramenta que revolucionou a forma como as pessoas lidam com o próprio dinheiro e com as transações monetárias por facilitar o processo de transferência de valores entre pessoas físicas e jurídicas. Mesmo com uma desconfiança inicial, a população aderiu com muita força a nova tecnologia.

O Pix está cada vez mais inserido no cotidiano de todos, desde os mais jovens até os mais velhos e tem colocado a prova o valor de serviços mais antigos, como é o caso das transferências DOC e TED, que se mostram ineficazes por terem uma taxa elevada para fazer transferências simples e muitas vezes, de valor pequenos.

Nos últimos meses, têm surgido uma grande tendência e preferência pelos pagamentos em Pix, como uma alternativa mais rápida e fácil aos pagamentos em boleto bancário. Com o Pix, a transação é realizada de maneira instantânea, o que facilita o fluxo de venda, afinal, o vendedor já começa os trâmites de separação e envio de produtos assim que recebe o valor, enquanto o boleto bancário leva um tempo maior para haver a compensação, o que torna o fluxo de venda mais lento.

Com o Pix, existe uma maior segurança na hora de efetivar a compra, já que dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontam que cerca de 50% dos boletos gerados não são pagos, o que complica a vida dos vendedores que veem uma possibilidade de aumentar o fluxo de caixa desaparecer porque um boleto não foi pago no devido período.

O Mercado Livre, um dos líderes no segmento de vendas on-line no Brasil, aponta que os pagamentos em Pix teve uma expansão de 130%, enquanto os boletos bancários tiveram queda de 33%. Com uma clara preferência dos usuários pela nova tecnologia, grandes marcas como Samsung, Nike, Hering, além de gigantes do e-commerce, como a Amazon, passaram a aderir ao Pix na sua grade de opções aos clientes.

A adaptação às novas preferências da população pode ser a chave para o sucesso de uma empresa. É fundamental ter o máximo de opções de pagamento, mas tenha em mente que incentivar o uso do Pix pode render bons frutos, já que o sistema é menos burocrático, tem menos taxas e se mostra mais lucrativo ao empreendedor e ao consumidor.

Para quem deseja empreender no digital, com um site, espaço em um marketplace e outros formatos de vendas on-line, o Pix pode ser o melhor amigo por um bom tempo. Com criatividade nas vendas, produtos relevantes ao nicho de atuação e opções de pagamento alinhadas com os interesses populares, é questão de tempo até o negócio bombar.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)