PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Eleições 2022: Confira quais são as principais propostas do candidato a governador Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) disputam o governo do estado de São Paulo no segundo turno, marcado para o próximo domingo (30). Por conta disso, o portal HojeDiario.com elaborou uma reportagem com as propostas dos dois candidatos, confira abaixo a proposta de Fernando Haddad.

Ambos concorrentes são aliados de candidatos que se opõem ao cenário nacional. De um lado, Tarcísio de Freitas, ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL) e de outro, Fernando Haddad, com apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O candidato

Fernando Haddad, 59 anos, é o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para o Governo de São Paulo. Ele nasceu na cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1963. Professor de ciência política na USP, é formado em direito, tem mestrado em economia e doutorado em filosofia. Foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, e prefeito da cidade de São Paulo de 2013 a 2016, ano em que perdeu a disputa à reeleição no primeiro turno para João Doria (PSDB). 

Em 2018, substituiu o ex-presidente Lula na disputa ao Planalto. Haddad perdeu a eleição para Jair Bolsonaro, eleito com 55,1% dos votos válidos contra 44,9% do petista. Neste ano, o candidato continua na busca da reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Principais propostas de Fernando Haddad para o governo de São Paulo

Fernando Haddad pretende reduzir as filas e o tempo de espera para consultas, exames, cirurgias e procedimentos especializados usando estruturas como os Hospitais-Dia da Rede Hora Certa, iniciativa adotada por ele quando foi prefeito de São Paulo. 

Pretende ainda implantar uma política de saúde da mulher com prioridade na redução da mortalidade materna, qualificação do pré-natal, parto humanizado e puerpério. Outro foco de atenção será às meninas e mulheres em situação de violência doméstica e sexual e à prevenção do câncer. 

Além disso, pensa em investir na informatização do sistema de saúde e em telessaúde, com recursos para infraestrutura, conectividade e capacitação dos trabalhadores com uma equipe multiprofissional, para evitar encaminhamentos desnecessários.

Outra proposta do candidato é recuperar a qualidade do atendimento na rede de hospitais públicos estaduais, construindo novos hospitais regionais em áreas com carência de leitos do SUS. Além de garantir o acesso da população carente a medicamentos, apoiando os municípios no abastecimento de remédios básicos (Dose Certa).

  • Educação 

No segmento de educação, Haddad pretende criar mais 200 mil vagas públicas de ensino médio de nível profissional e técnico e ampliar as escolas em tempo integral (PEIs).

Entre as propostas estão os Institutos Estaduais (IEs), que vão juntar a infraestrutura dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) com o padrão das Etecs, Fatecs e Institutos Federais. 

Também está na lista o programa “Mais Professores”, que incentivará a formação de professores e dará condições ao jovem que quer ser professor de estagiar e começar a receber a partir do seu primeiro ano de licenciatura.

  • Segurança Pública 

Neste segmento, Haddad pensa em ampliar a colocação de câmeras nos uniformes (fardas), que contribui para diminuir a letalidade policial e preservar a vida, em especial, da juventude negra. 

Para priorizar o enfrentamento às Organizações Criminosas, haverá a criação de Força Tarefa Permanente envolvendo as Polícias Civis e Militares, Ministério Público, Receita Federal e Polícia Federal. 

Enfrentar os crimes nas redes sociais, tais como as quadrilhas que dão golpe do PIX e fake news, também é uma das propostas do candidato. Para isso, pretende criar o departamento de Crimes Cibernéticos. 

Além disso, um dos planos também é reestruturar a carreira policial, com melhores condições salariais e de promoção, com novo piso estadual. 

  • Emprego

Fernando Haddad pensa em instituir política permanente de valorização real do Salário Mínimo Paulista (Piso Salarial Estadual), elevando o salário mínimo para R$ 1.580, aumentando o poder de compra do trabalhador. 

Ações de qualificação e de inserção no mercado de trabalho para o público LGBTQIAP+, Pessoas com Deficiência e pessoas em situação de rua nas grandes e médias cidades também estão na lista. 

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) serão transformados em pontos de referência, inspirados no Poupatempo, para todas as políticas públicas de emprego, trabalho e renda a serem executadas ou apoiadas pelo Estado.

Aos estudantes, haverá criação de cursos técnicos das áreas de comunicação, audiovisual, games, produção cultural, como forma de ampliar as possibilidades de formação e empregabilidade em carreiras da economia criativa e sustentável. 

  • Alimentação

Entre as principais propostas do candidato está o Fundo Emergencial de Combate à Fome de São Paulo, com distribuição de cestas de alimentos, leite e vouchers para compra de alimentos saudáveis. Essa ação será integrada aos programas federais de distribuição de renda, com foco especial na primeira infância, população de rua e idosos, e também nos territórios mais vulneráveis. 

Programas como o Bom Prato, a Alimentação Escolar e outros terão novas unidades nas regiões mais vulneráveis, com novos turnos, inclusive comunidades móveis, aos finais de semana.

O candidato propõe também ampliar em caráter emergencial os programas que garantam moradia imediata – aluguel social, auxílio aluguel, serviço social de moradia, para famílias em situação de rua que perderam seu teto durante a pandemia, em especial as que têm crianças e idosos. 

O programa ‘De Braços Abertos’, desta vez a nível estadual, também está na lista em articulação com as prefeituras. Uma política de cuidado em liberdade para pessoas em situação de rua, com problemas de saúde mental, álcool e/ou outras drogas. O Programa tem como princípio os “3Ts”: Teto, Trabalho e Tratamento, integrando políticas de moradia, trabalho e renda, saúde, assistência social, direitos humanos e educação.

Para garantir a permanência de jovens em condição de vulnerabilidade nas escolas, haverá a criação do Cartão Oportunidades, que irá garantir um valor mensal aos estudantes, suficiente para a conciliação entre a necessidade de complementação da renda familiar e o direito.

  • Mobilidade Urbana

Para a Mobilidade Urbana, as principais propostas são expandir o metrô, modernizar e ampliar as linhas da CPTM, priorizando as áreas periféricas, as ligações interbairros e as conexões com os aeroportos. 

Por outro lado, Haddad pensa em criar uma rede ferroviária intermunicipal de passageiros, integrando as cidades da Macrometrópole Paulista, iniciando a implantação do trem Campinas – São Paulo e retomando os estudos para a implantação das ligações entre São Paulo, Santos, Sorocaba e São José dos Campos.

Entre as diversas propostas neste segmento, propõe  integrar os transportes municipais e estaduais com bilhete único e tarifa única nas regiões metropolitanas, possibilitando a redução de custos e aumentando as oportunidades de trabalho entre cidades.

Além de requalificar o corpo técnico do Metrô, CPTM e EMTU, assim como os técnicos dos municípios, garantindo o conhecimento e capacidade estatal em planejar, gerir e operar os sistemas de mobilidade.

Para conferir as propostas de Tarcísio de Freitas (Republicanos), acesse o link https://hojediario.com/eleicoes-2022-confira-quais-sao-as-principais-propostas-do-candidato-a-governador-tarcisio-de-freitas-republicanos

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.