PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Planejamento Tributário para 2023”, por Robinson Guedes

O ano de 2022 passou voando e em meio a um cenário pandêmico, incertezas políticas e instabilidade econômica, chegamos ao mês de novembro! Durante esta época, na qual faltam somente dois meses para 2023, é o momento de refletir sobre o desenvolvimento do seu negócio e projeção de crescimento. Atendeu as expectativas? Como ficaram os lucros? Está pagando mais taxa do que deveria? Um bom Planejamento Tributário pode te ajudar com estas questões. Mas antes de tudo, é preciso saber como ele funciona e em qual área atua dentro da empresa!

O Planejamento Tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela. A complexa carga tributária que incide sobre as empresas brasileiras é uma dor de cabeça para os empreendedores. Mesmo no Simples Nacional, muitas dúvidas surgem na hora de cumprir com as obrigações fiscais, e por isso o planejamento tributário é essencial.

Esta iniciativa empresarial e estratégica muitas vezes é negligenciada ou até mesmo desconhecida por muitas empresas. A verdade é que pode ser uma fonte imensa de oportunidades para sua empresa reduzir custos e melhorar seus resultados. E isso é o que todos nós buscamos, não é mesmo?

Mas como isso é possível? Simples: em um país tão sobrecarregado de impostos e tributos como o Brasil, por meio de estudos e análises comparativas de tributação cumulativa ou não cumulativa, custos versus despesas, operações fiscais e variação da carga tributária máxima ou mínima, é possível entender o recolhimento de todos os impostos e, associado a isto, identificar oportunidades de redução de custos tributários para sua empresa.

Neste primeiro momento, o termo pode parecer até “assustador” e “complexo”, mas com um bom contador isso não será um problema, ainda mais se o mesmo estiver atualizado sobre as mudanças na tributação brasileira e todos os recursos do mercado. Lembre-se sempre: a contabilidade da sua empresa pode ser sua melhor amiga quando se trata de crescimento e geração de lucros! Quando pensar em fazer um bom investimento, um contador de confiança é sua melhor aposta. Combinado?

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)