PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Novembro Azul: Câncer de próstata é responsável por cerca de 15,8 mil mortes registradas no país, segundo Instituto Nacional de Câncer

Nesta quinta-feira (17), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Segundo o Atlas da Mortalidade por Câncer, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram registradas mais de 15,8 mil mortes por câncer de próstata no Brasil em 2020 – data do levantamento mais recente -, sendo 3.147 óbitos somente em São Paulo.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem o formato de uma castanha e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).

A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides.

Na fase inicial, esse tipo de câncer não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, em cerca de 95% dos casos os tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Alguns dos sintomas são dor óssea, dores ao urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen e vontade de urinar com frequência.

Como se prevenir?

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Segundo o Inca, estimam-se cerca de 65,8 mil novos casos de câncer de próstata para cada ano entre 2020 e 2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Por isso, homens a partir dos 45 anos (com fatores de risco) ou 50 anos (sem fatores de risco) devem ir ao urologista para agendar o exame de toque retal, que tem como objetivo avaliar as alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, além do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise.

A indicação da melhor forma de tratamento depende de vários aspectos, como estado de saúde atual, localização e extensão da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão.

Dados por cidade

Segundo o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, em 2019 foram realizadas 42.279 biópsias de próstata. Em 2020, foram 31.888 e, em 2021, foram 34.805. Já em 2022 o sistema registrou a realização de 27.686 biópsias até agosto.  

Vale lembrar que as prefeituras não possuem o número absoluto de casos de um tipo específico de câncer. Entretanto, segundo informações passadas pelas administrações municipais, o câncer de próstata é o mais diagnosticado em homens.

Ferraz de Vasconcelos

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos afirma que foram registrados 13 casos de câncer em 2021. Já neste ano, o índice estava em 11 até agosto.
A Prefeitura afirma que, em alusão ao Novembro Azul – mês de sensibilização ao combate ao câncer de próstata –, a Secretaria de Saúde organizou uma série de ações que visam conscientizar os homens sobre a doença e as formas de prevenção. Durante todo o mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão promover palestras e tirar dúvidas do público alvo afim de potencializar o diagnóstico precoce.

A Secretaria de Saúde irá desenvolver campanhas e ações para orientar sobre os principais sintomas e quais as providências em caso de alterações.

Itaquaquecetuba

O município de Itaquaquecetuba informou que é possível contabilizar a quantidade de registros de câncer na cidade, porque os diagnósticos não são realizados a nível municipal.

Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes afirma que foram realizados 1.005 atendimentos de pacientes com câncer de próstata no ano passado. Em 2022, foram 976 atendimentos até agosto.

A administração municipal alerta que não há o número absoluto de diagnósticos confirmados da doença, porque os casos de câncer são gerenciados pelo Governo do Estado, responsável pelo tratamento oncológico por meio da Rede Hebe Camargo. Além disso, quando há suspeita, o paciente é encaminhado para as especialidades também ofertadas pelo Estado.

Poá

A administração municipal informa que foram registrados 35 casos de câncer em 2021.
Neste ano, o número estava em 39 até outubro.

Suzano

Suzano informa que o número de casos confirmados de câncer no município ficou em 62 no ano passado.
Já em 2022, o índice estava em 119 até outubro.
Com base nos dados da Prefeitura, 54 desses casos foram por câncer de próstata.

(por Eduarda Hutter, Estagiária em Jornalismo, sob supervisão do editor)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.