PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Parar para continuar”, por Padre Claudio Taciano

Todos precisamos em algum momento de a vida parar. O nosso dia também é composto de anoitecer e amanhecer, em nossa vida há este binômio dormir e acordar. A disposição não brota somente de uma noite bem dormida, mas de uma vida bem vivida. A harmonia e as desavenças com outros refletem no nosso descanso e na nossa rotina, mas há também harmonias e brigas que estão vivas dentro de nós.

Sem saber, cada um briga e faz pazes consigo mesmo. Cada um de nós, no fundo, tem medo de parar e de se auto enfrentar. Mas a realidade se sobrepõe a nossa vontade. A gente até recorre a Deus para que esta parada não seja obrigatória, por questão de saúde, de desemprego ou por outros motivos quaisquer. Contudo, sabemos que um dia vamos ter que parar, ficar de certo modo pelo meio do caminho. Mas, para que esta parada não seja precoce, faz-se necessário parar, ainda que seja somente por poucos dias ou algumas horas. Parar, não para ficar sem fazer nada, mas para sair da rotina e da mesmice.

A ausência da reflexão faz a gente inconscientemente repetir as mesmas posturas, as mesmas ideias e as mesmas palavras. Uma ideia bem digerida e aprofundada pode mudar tudo, inclusive, a alma e a mentalidade. As surpresas fazem parte da vida, ainda que em certos ambientes não haja grandes mudanças, podemos sim ser fermento de transformação. A mente esgarçada e espanada pela rotina tem que voltar à sua genialidade original. Neste sentido, o conhecimento, o aprendizado e a partilha de experiências forçam nossa mente à renovação.

O cansaço da sociedade atual é mais mental do que físico. Uma mente cansada cansa o corpo e os outros, diminui a energia e a criatividade. Assim sendo, descansar é sinônimo de revisão para aprimorar a ação. Não sejamos levados pela rotina e pela correria, mas pela constância da renovação e da inovação.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)