Com origem nos Estados Unidos, a Black Friday é conhecida mundialmente por disponibilizar aos clientes descontos em diversos produtos e setores. No Brasil, o fenômeno acontece nesta sexta-feira (25).
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec), a data é praticada no Brasil desde novembro de 2010, e começou como um evento online que passou para o varejo físico, incluindo pequenos e grandes comércios.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Relíquias de São Vicente de Paulo chegam a Mogi das Cruzes com programação especial na Igreja do Carmo, nesta terça (19)
- SESC de Mogi das Cruzes recebe espetáculo de dança gratuito nesta quarta-feira (20)
No decorrer do anos, a maioria dos estabelecimentos começaram a seguir a data, mas não são todos os comerciantes que seguem o calendário de maneira fiel. Atualmente, é possível notar que ao invés de apenas um dia de descontos, muitos lojistas têm aderido a “Black November”, que consiste na realização de descontos e promoções durante o mês inteiro de novembro, além da “Black Week”, onde as estratégias são distribuídas ao longo da semana.
Após dois anos consecutivos marcados pela pandemia, a data foi bastante esperada pela população. Um levantamento realizado pelo Mercado Livre mostrou que 78% dos brasileiros pretendem gastar mais nesta edição do evento. Os produtos que mais chamam atenção nesta época são produtos de vestuários, eletrodomésticos, eletrônicos, smartphones, produtos para casa e móveis.
Black Fraude
No país, o evento ganhou o apelido de “Black Fraude”, já que é bastante comum algumas lojas aumentarem os valores dos produtos nas semanas antecedentes à data para causar uma falsa sensação de queda nos preços.
No ano passado, o Procon-SP registrou mais de 700 reclamações sobre a Black Friday. Os principais motivos das reclamações são atraso ou não entrega do produto, pedido cancelado, mudança de preço, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço.
Cuidados nas compras
Apesar dos descontos, é preciso ter cuidado e atenção, para evitar fraudes e golpes. Para que isso não acontece, o consumidor deve realizar uma série de precauções (veja abaixo)
- Observar preços com antecedência;
- Verificar as condições oferecidas pela loja no ato da venda (taxa de juros e parcelas);
- Variação dos preços entre empresas;
- Tome cuidado com o valor do frete (pode ficar mais alto que o produto);
- Se planeja financeiramente para fazer as compras;
- Se atente com os dados pessoais.
- Pesquise a reputação dos sites;
- Devolução de compras (a lei garante que o consumidor tem sete dias, a partir da entrega do produto, para devolver o que comprou);
- Garantia estendida (verificar se a cobertura é total ou para troca do produto é necessário pagar franquia).
Cyber Monday
Além da Black Friday, existe ainda a “Cyber Monday” – em português, a segunda-feira cibernética. A data consiste na segunda-feira seguinte à Black Friday, quando os comerciantes realizam a queima de estoque da mercadoria não comercializada. Neste ano, ela acontece em 28 de novembro.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario