PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Partidos de esquerda de Suzano se organizam para acompanhar posse de Lula em Brasília

Os diretórios municipais dos partidos de esquerda de Suzano estão se organizando para acompanharem a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, no dia 1º de janeiro.

Os diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) estão organizando uma delegação que será composta por quatro ônibus: dois saindo de Guarulhos, um de Arujá e um de Itaquaquecetuba. Os militantes vindos de Suzano irão se juntar às delegações vizinhas para irem em direção ao Distrito Federal.

O secretário de Formação do PT Suzano e ex-vereador do município, Derli Dourado, disse que irá para Brasília acompanhar a posse. Não será a primeira vez; ele já acompanhou a outra posse de Lula, em 2003, e a posse de Dilma Rousseff, em 2011.

“Para mim, a eleição do presidente Lula é uma correção de rota significativa, ainda mais em função do que estávamos vivendo com o governo que termina agora no dia 31. Na minha opinião, a vitória de Lula signfica muito para os trabalhadores. Significa a volta do diálogo e até a possibilidade de apontar os problemas do governo através do diálogo com a população, com a sociedade civil organizada, com o povo brasileiro em geral”, disse

Ele ainda disse que espera bastante investimento do novo governo na região do Alto Tietê. “Já tivemos muito investimento nas outras gestões de Lula. Se pegarmos todas as casas do Minha Casa, Minha Vida, as inúmeras creches em Suzano, as construções de Unidades Básicas de Saúde, implantação do Saúde da Família, uma série de coisas que vieram de Lula e Dilma. Até o Hospital Federal, que está emperrado agora, veio da época de Lula e Dilma”, ressaltou. “Eu acredito muito que o governo Lula retomará o diálogo com os municípios”, continuou.

O diretório municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Suzano também terá uma delegação em Brasília. O presidente do PSOL Suzano, Fábio Torres, já está na capital para acompanhar a posse.

“O PSOL SUZANO terá uma delegação de militantes em Brasília, onde se somará com ativistas de todo o país e até mesmo de outras nacionalidades. O Brasil é um país importante. É uma referência para a América do Sul e uma economia forte para o mundo, mas Bolsonaro nos rebaixou. O PSOL decidiu apoiar Lula desde o primeiro turno e para isso abriu mão de uma candidatura própria. Nisso tudo o PSOL Suzano também saiu gigante dessas eleições e ganhou mais destaque. No atual cenário, não podemos nos omitir da responsabilidade de estar em Brasília na posse”, disse.

O ônibus que sairá de Suzano está coordenado pelo Vitor Bernardo, da Juventude do PSOL e dirigente do AFRONTE Suzano. Lilian Santos, membra da direção Municipal do PSOL e da FRENTE LGBTQIAP+ de Suzano também estará no evento para ajudar a organizar a atuação do partido em Brasília.

Torres ainda disse que muitos de seus amigos demonstraram preocupação com as questões envolvendo a segurança da posse, ainda mais da Polícia Civil do Distrito Federal prender um homem que tentou explodir uma bomba próxima ao Aeroporto Internacional de Brasília. Mas apesar disso, ele vê um clima diferente na capital.

“Tenho recebido muitas mensagens, em geral de amigos que estão preocupados. Mas o clima aqui está super favorável a esquerda. O bolsonarismo sofreu uma derrota gigantesca ao não conseguir eleger Bolsonaro. Alias, é a primeira vez que um presidente tentando reeleição perde. Os fanáticos bolsonaristas agora tentam criar uma narrativa que houve fraude. No entanto, somente a ala mais raivosa acredita nisso. Hoje nas ruas de Brasília as pessoas estão em sua amplíssima maioria com adesivos de Lula ou algum símbolo que remete a esquerda. Desde o voo já percebi um clima de alegria e de comemoração”.

Por fim, ele diz crer que a posse de Lula marcará uma nova fase para o Brasil e para todo o seu povo. “Há um novo Brasil surgindo. Um Brasil plural e que busca melhorar a vida do povo mais pobre. O PSOL Suzano não se ausentará das grandes lutas do povo Brasileiro. Vir a posse de Lula é mais do que comemorar a vitória, é também garantir um futuro digno, mais humano e mais inclusivo”, finalizou.

Outro partido com diretório municipal em Suzano, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), também marcará presença na posse, com ônibus que sairão da região do ABC Paulista e de Guarulhos. O presidente do diretório municipal do PCdoB, Hélio Cavalcante, disse que não poderá estar presente por conta de outros compromissos, mas vê a posse de Lula, mesmo de longe, como um momento histórico para o país.

“Essa vitória vai ficar para história por um ponto específico: nós retomamos o governo depois de quatro anos de um vulgo presidente que inverte a lógica do poder, em relação a quem ele atende, sucateia a educação, não tem investimento no país, alta de inflação e somos nós que mais sofremos com a politização das relações institucionais. Você via falta de respeito às instituições, à pluralidade partidária, à pluralidade de opinião. E isso só iria piorar se Bolsonaro fosse reeleito. Vai levar tempo para a gente entender tudo o que aconteceu e tudo o que aconteceria se Bolsonaro fosse reeleito”, destacou.

Para Cavalcante, o governo Lula deverá ter a noção de que o governo deve servir às pessoas, ao mesmo tempo que deve ser plural. “A meu ver, o estado precisa servir as pessoas que mais precisam, e não inverter essa lógica. Bolsonaro não teve a postura como presidente da República. Precisamos de respeito às pessoas, à democracia e às opiniões alheias”, continuou.

Hélio ainda disse que a situação para o presidente eleito não será fácil, mas que comparado ao que o Brasil viveu nos últimos anos, o novo governo é um descanso para o povo brasileiro. “Lula pega o país com bastante dificuldade, mas quem passou pelo o que passamos nesses últimos quatro anos e olha para o horizonte e vê a oportunidade de ter um governo mais voltado para os interesses sociais recebe isso como um alento”, terminou.

(por Leonardo Lima, Estagiário em Jornalismo, sob supervisão do editor)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario