PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Itaquaquecetuba recebe 4ª unidade da ‘Residência Terapêutica’ do Alto Tietê

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) inaugurou uma unidade da “Residência Terapêutica” em Itaquaquecetuba.

Segundo o consórcio, a unidade é voltada para pessoas que tiveram internações de longa permanência em hospitais estaduais e agora, em razão da política antimanicomial – que determina o fechamento de hospitais psiquiátricos -, devem voltar para suas cidades de origem, ficando sob responsabilidade do município o acolhimento dos pacientes.

As unidades funcionam como uma residência familiar. Os moradores têm o suporte dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades de saúde dos municípios onde a residência está instalada, mas são incentivados, dentro das suas limitações, a ter autonomia nas atividades do dia a dia.

De acordo com a Portaria Ministerial nº 3.090, cada residência pode acolher até 10 moradores. Estes moradores já estão definidos e só há substituição em caso de óbito de algum deles. Neste caso, o novo morador deve ser encaminhado pelo município de origem através do Governo do Estado.

Essa é a quarta Residência Terapêutica na região. O serviço já existe desde 2018, com unidades em Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e Suzano.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario