PUBLICIDADE

“Atenção ao IPTU”, por Robinson Guedes

Amigos, chegou o momento de iniciar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU. Vamos falar um pouco dessa que é uma importante ferramenta de contribuição?

Esta é uma contribuição imposta em todo terreno de ordem particular com base em fatores como tamanho da área construída e construível, idade do patrimônio e outros detalhes menores, de forma que o valor arrecadado de propriedade para propriedade seja justo a todos, tendo em vista a condição socioeconômica dos contribuintes.

Antes de explicar um pouco mais, vale abrir espaço para lembrar que no caso específico da cidade de Suzano, o prazo para a primeira parcela ou do pagamento total foi ampliado para o dia 31 de março, conferindo maior tempo para que os suzanenses contribuam com o imposto, algo feito como forma das famílias atingidas pelas fortes chuvas nas últimas semanas possam ter melhor organização antes de executar o pagamento. Isso é algo muito positivo e importante, visto que o atraso no pagamento nunca é positivo, nem para os moradores, nem para a administração pública.

Mas bem, falemos do imposto. O prazo regular para pagamento da primeira parcela termina neste dia 15, sendo que os interessados ainda podem realizar o pagamento de todas as parcelas de forma integral, tendo o benefício do desconto de 10% do valor total pela contribuição completa de forma imediata.

Nestes dois casos, existem vantagens muito positivas e detalhes importantes a se atentar. O pagamento parcelado prevê que em todo mês o munícipe deve pagar o imposto baseado no determinado valor apresentado no carnê, tendo fatores diversos (e já citados acima) para contabilizar o tamanho da contribuição. O detalhe é que é preciso ter muita atenção para não esquecer do tributo, o que pode acarretar em juros de até 0,33% ao dia, sendo impostos até que seja atingido o limite de 20%.

Por sua vez, o pagamento integral cancela a questão dos juros e a atenção ao calendário, tornando-se uma forma de “livrar-se de um problema”, agregando ainda o já citado desconto. Embora esta não seja a realidade de uma boa parcela dos brasileiros, fazer esse método é a principal recomendação àqueles que têm condição de fazer a contribuição total.

Tendo tudo isso em vista, atente-se para realizar o pagamento, entre em contato com um contabilista para te ajudar nestas questões e evite problemas futuros com o IPTU.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)