PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Suzano mantém parceria com o SESI como fornecedor de material escolar da rede municipal

A Prefeitura de Suzano, através da Secretaria Municipal de Educação, renovou para o ano letivo de 2023 a parceria com o sistema de ensino do Serviço Social da Indústria (SESI) do Estado de São Paulo. Assim, a proposta educacional da rede municipal conta mais uma vez com o suporte do material didático oferecido pela entidade, que disponibiliza ao professor uma gama de conteúdo para desenvolver as diferentes áreas do conhecimento.

O convênio foi concretizado inicialmente para atender as demandas emergenciais que se apresentaram no período pós-pandêmico, em 2022, momento em que milhares de alunos e professores tiveram que conviver com os desafios proporcionados pela suspensão das aulas presenciais.

Neste contexto, a Prefeitura de Suzano selecionou o material didático proposto pelo Sesi, que propunha um modelo mais moderno de educação na sala de aula. “Conseguimos trabalhar as mesmas competências, mas dentro do conceito moderno de Educação. Para tanto, escolhemos o sistema Sesi, que coaduna com a nossa visão. São apresentados diferentes caminhos para o professor, o que chamamos de propostas de reflexão. A partir daí, eles podem programar aulas mais interessantes, para que o aprendizado aconteça de maneira efetiva”, disse o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini.

O chefe da pasta destaca que os métodos tradicionais de ensino naturalmente estão sendo substituídos, tanto pela maneira com que os conteúdos passaram a ser categorizados como pela forma com que a Educação teve que se adaptar à pandemia.
“Hoje não trabalhamos mais o termo ‘disciplinas’, como nos referíamos às matérias distribuídas por professores em sala de aula. Agora usamos o conceito de áreas do conhecimento. Então, o conteúdo passou a ser dividido, por exemplo, em Ciências Humanas, Ciências do Ambiente (ciências físicas e biológicas), Linguagens, entre outras. O foco é ampliar os horizontes do conhecimento e estimular a criatividade do aluno”, continuou.

O termo de cooperação técnica do Programa Emergencial de Educação Pós-pandemia “Recompondo Saberes”, que passou a vigorar em 2022, teve o objetivo de garantir um olhar sensível para este período de retomada das aulas, com foco no reforço à aprendizagem de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O programa ainda permitiu uma capacitação aos profissionais da rede municipal de ensino, exclusivamente voltada à abordagem e ao processo de aprendizagem.

A proposta do Sesi também é apresentada em seu site institucional, acessível pelo link http://www.sesisp.org.br/educacao/sistema-sesi-sp-de-ensino, cuja filosofia é a de garantir “autonomia e gestão democrática, reconhecendo e potencializando o ideal estabelecido na proposta pedagógica das instituições conveniadas, além de promover o aperfeiçoamento da gestão educacional das unidades escolares, com ênfase na educação infantil e no ensino fundamental. O sistema Sesi é sinônimo de socialização de conhecimentos culturalmente adquiridos e vivenciados, atuando na produção e transformação de saberes entre gerações para a construção de mundos mais plurais”.

“Oferecer um material didático com a qualidade do sistema Sesi, reconhecido em todo lugar, é proporcionar não só uma nova visão no jeito de se fazer a Educação, como também oferecer o que há de melhor para os nossos alunos. É algo que faz uma diferença substancial durante o processo de aprendizagem das crianças”, destacou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.