PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Perigos e riscos no empreendedorismo”, por Robinson Guedes

Empreender. Este é um conceito curiosamente acessível, mas bastante complexo, sendo cheio de nuances e situações que podem te levar do sucesso à crise em questão de dias – ou até horas, dependendo do escopo do seu negócio. Pois bem, dentro disso, vamos falar da relação entre riscos e perigos no dia a dia de uma empresa.

Antes de tudo, é importante ter em mente que toda a ação no meio empresarial é dotada de oportunidades e pontos de alerta. Essa relação é inerente à atividade empreendedora e, dentro disso, o risco é uma situação na qual uma determinada ocasião, externa ou interna, atinge sua empresa e você não tem qualquer tipo de plano emergencial, estando a mercê do improviso.

Por sua vez, o perigo significa planejar uma ação de forma analítica, com o devido cuidado, sob a chance de algo não funcionar da maneira prevista. O detalhe é que quando você tem um planejamento conciso, fechado de forma adequada, torna-se possível corrigir a rota em meio à dificuldade, possibilitando uma recuperação ao mínimo, parcial dos danos causados pela falha de determinada estratégia.

Como pode ver, ambos os cenários apresentam casos prejudiciais, mas o que define a característica e o impacto proveniente deste é a sua atitude quanto à prevenção ou à reação mediante a realidade.

A título de comparação, vou exemplificar estes dois por meio de um mesmo prisma: digamos que você tenha um restaurante, bem sucedido, e que você tenha decidido ampliar sua franquia com uma nova unidade. No cenário “risco”, essa decisão foi tomada de forma impulsiva, sem pensamento prévio, apenas por conta do sucesso recente do estabelecimento. Se algo der errado, o que acontece? Não dá para saber, afinal, você não imaginou que sua “estratégia” fosse falhar.

Agora, no cenário “perigo”, fica bem mais possível sair deste problema. A segunda unidade não correspondeu às expectativas, o que fazer? Bem, aqui neste caso, como você imaginou um (ou até mais de um) cenário negativo, você sabe que um insucesso pode ocasionar em uma importante mudança de curso com a mudança de estilo da culinária oferecida, ou talvez com alguma adição particular desse ponto, como por exemplo algum polo de entretenimento diferenciado, como a forma de atendimento, por exemplo.

Há formas e formas de evadir tais riscos e você deve estar preparado para cada um destes. Isso é o que define um grande empreendedor, portanto, esteja atento.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)