Na última quinta-feira (18), a cidade de Mairiporã, Região Metropolitana de São Paulo, se tornou o mais novo integrante do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). Com a inclusão do município, a associação se consolida como o maior consórcio da Região Metropolitana de São Paulo, sendo 14 cidades, que respondem por mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo e mais de 3,2 milhões de habitantes.
O município de Mairiporã está na pauta dos Municípios de Interesse Turístico (MITs) do Condemat, junto com Guararema, Igaratá, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Branca e Santa Isabel. A metrópole está localizada na Serra da Cantareira e tem 80% do seu território em Área de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM), semelhante à Salesópolis, integrante do consórcio que possui o título de Estância Turística.
Últimas Notícias
- Caixa leiloa mais de dois mil imóveis nos meses de julho e agosto; há unidades em Suzano, Mogi das Cruzes e região
- Acádios Moto Clube Alto Tietê realiza campanha contra cerol com entrega gratuita de antenas corta-pipas para motocicletas em Suzano, neste sábado (12)
- Mais de 118 mil clientes da EDP na região do Alto Tietê são afetados pelo uso de pipas próximo às redes elétricas
Na assembleia realizada na última semana, os prefeitos de Arujá e Guarulhos, Luís Camargo e Guti Costa, vice-presidente e presidente do Conselho Fiscal do Condemat, respectivamente, se reuniram com o prefeito de Mairiporã, Walid Hamid, o Aladim, para as boas-vindas da cidade ao consórcio que completou 13 anos de fundação no mês passado.
“Não tenho dúvidas que o ingresso de Mairiporã será bom para o consórcio. Hoje, mais do que nunca, o Condemat tem ganhado muita força e respeito. Discutimos não apenas os problemas que enfrentamos de forma comum, pois as cidades estão todas interligadas de certa forma, mas as questões sociais que são as mesmas, o que mude, talvez, seja a escala”, destacou Guti Costa, presidente do Conselho Fiscal do Condemat.
Durante o encontro, a estrutura disponível no Condemat foi apresentada ao prefeito de Mairiporã e sua equipe. Entre os destaques estão as Câmaras Técnicas, que discutem temas de interesse comum entre as cidades, além das iniciativas consorciadas como a Usina Móvel de Resíduos da Construção Civil, as unidades de Residência Terapêutica e o convênio com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), assim como parcerias com diversas entidades que auxiliam no dia a dia das administrações municipais.
“O Condemat foi fundamental para as cidades no enfrentamento da pandemia e não apenas isso. As decisões tomadas em grupo fazem uma grande diferença, principalmente para as cidades menores. No consórcio, todos os municípios têm a mesma importância, o que fortalece a nossa representatividade e possibilita a abertura que temos hoje no Estado e na União”, pontuou o vice-presidente Luís Camargo.
“É uma honra para Mairiporã caminhar ao lado dos municípios que integram o consórcio e tenho certeza que nossa cidade vai avançar em várias áreas”, declarou o prefeito, destacando que o ingresso da cidade no Condemat é um passo importante no desenvolvimento municipal.
A cidade de Mairiporã está localizada no eixo da Rodovia Fernão Dias e conta com um território de 320 quilômetros quadrados e mais de 100 mil habitantes.
O Condemat agora é composto pelas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.