Na segunda fase do Programa Prospera Família, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Poá, em colaboração com o Governo do Estado de São Paulo, está oferecendo cursos profissionalizantes para famílias monoparentais. O público-alvo do programa são famílias com renda mensal per capita de até R$ 210, com ao menos um filho ou dependente de até seis anos, que estejam cadastradas no CadÚnico.
Os cursos ofertados, que ocorrem nos períodos da manhã e da tarde, incluem corte e costura, manicure, cuidador de idosos, maquiagem, assistente de cabeleireiro e confeitaria. As capacitações estão sendo realizadas em diversas localidades, incluindo os Centros de Referência a Assistência Social (CRAS) de São José, Calmon Viana e Cidade Kemel, as Casas de Curso de Nova Poá e Centro, e os Polos Sociais de Perracine e Vila Varela.
Com o apoio da ETEC de Poá, um braço do Centro Paula Souza, as aulas estão bem equipadas. Os insumos para as aulas foram entregues na sexta-feira (02). O programa já foi efetivo em sua primeira edição iniciada em outubro de 2021, resultando na formação profissional de mais de 600 famílias.
O Prospera Família, programa focado na promoção da mobilidade social e na interrupção do ciclo de pobreza, busca estimular a geração de renda, inclusão produtiva e proteção integral das famílias. Sustentado em quatro pilares principais, o projeto envolve mentoria, elaboração de um projeto de vida, capacitações e incentivo financeiro. Além da formação, o programa oferece um incentivo financeiro de até R$ 2 mil por família ao término do ciclo.









![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)


















