PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Novidade: Ônibus da EMTU passam a aceitar pagamento por aproximação de cartões de crédito e débito em toda a região metropolitana

Os usuários de ônibus das linhas geridas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) na cidade de São Paulo e região metropolitana (incluindo Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá e outras cidades) poderão efetuar o pagamento da tarifa por aproximação.
A modalidade de pagamento, também conhecida como EMV, permite que os passageiros usem cartões de crédito ou débito, smartphones e smartwatches como meio de pagamento, simplesmente aproximando-os do validador na catraca.

Essa iniciativa visa melhorar a experiência de viagem dos passageiros, proporcionando uma forma de pagamento mais rápida e eficiente. Espera-se que o fluxo de passageiros durante o embarque seja aprimorado, além de modernizar o transporte público do estado.
A previsão é de que a opção de pagamento por aproximação esteja disponível em mais de 4 mil ônibus das linhas da Região Metropolitana de São Paulo gerenciadas pela EMTU até a primeira quinzena de julho.

A tecnologia EMV está sendo implantada de forma experimental em 1.022 ônibus das operadoras Next Mobilidade, Viação Miracatiba e Viação Raposo Tavares. A expansão está sendo coordenada pela Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo (ABASP), através da Autopass.

Segundo a EMTU, mais de 85% dos ônibus da empresa já aceitam a forma de pagamento por aproximação. Após a implementação completa, a opção de pagamento estará disponível em 100% da frota de linhas da EMTU na região metropolitana de São Paulo e em vários municípios.

Além dos ônibus intermunicipais, a Autopass ampliou o projeto-piloto do sistema de pagamento por aproximação em estações do Metrô, CPTM e ViaMobilidade. Atualmente, a forma de pagamento está disponível em 13 estações do sistema metroferroviário.