As estações Poá e Calmon Viana da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) agora têm salas do Espaço Acolher, um serviço destinado ao acolhimento e apoio a vítimas de violência e importunação sexual.
A estação Poá atende a Linha 11-Coral, enquanto a Calmon Viana atende tanto a Linha 11-Coral quanto a Linha 12-Safira.
Com a adição desses novos espaços, a CPTM passa a ter salas de acolhimento em 33 estações em cinco linhas, visando oferecer apoio a mulheres que tenham sido vítimas de violência ou importunação sexual.
Este é o 8º Espaço Acolher na Linha 11-Coral, que tem uma média diária de cerca de 526 mil passageiros, de acordo com dados de junho de 2023. É também o 5º em estações de integração da CPTM, que atendem a mais de uma linha da companhia.
Últimas Notícias
- Gestão Saulo Souza chega aos cem dias em Poá com redução na tarifa de ônibus, na zona azul e mutirões de saúde entre os destaques; confira
- Mudanças na operação da CPTM alteram embarques nas linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e região, no fim de semana
- 9ª Conferência Municipal em Poá tem como principal tema “Saúde do Trabalhador”
O Espaço Acolher foi projetado para oferecer um atendimento humanizado e acolhedor às vítimas de importunação sexual, longe do agressor, e realizado por uma pessoa capacitada para lidar com a situação. A expansão dessa rede de apoio aumenta ainda mais a capacidade de atendimento a mulheres vítimas desses crimes, que devem ser eliminados não apenas dentro da CPTM, mas de toda a sociedade.
Para garantir a privacidade das mulheres atendidas, o Espaço Acolher fica em uma área administrativa, reservada e com acesso restrito, a fim de que a vítima se sinta protegida após o incidente. Após receber o primeiro atendimento, a vítima é encaminhada ao distrito policial, acompanhada por um profissional da CPTM.