A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou nesta quarta-feira (09), o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ), localizada no bairro Vila Zeferina, voltado para o atendimento de crianças e adolescentes com transtorno mental e persistente, inclusive com o uso de substâncias psicoativas.
A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que sejam atendidos pelo menos mil pacientes.
No novo centro serão oferecidas diversos atendimentos, como psicoterapia, segmento clinico em psiquiatria, terapia ocupacional, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos a familiares e domiciliares, entre outros. Para a gestão dos atendimentos, foi realizado um contrato com o Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (In-Saúde), que ficará responsável pelas demandas de acolhimento recebidas no local.
Últimas Notícias
- Idoso desapareceu há vários dias em Itaquaquecetuba; homem sofre de sequelas e família busca ajuda
- Frente fria: Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Poá e outras cidades do Alto Tietê promovem acolhimento para pessoas em situação de rua; veja detalhes
- Confirmados: Luan Santana e a dupla Henrique e Juliano vão se apresentar no Itaquá Rodeio Fest 2025, em Itaquaquecetuba
Entre a equipe técnica, o local mantém dez profissionais entre psicólogos, assistentes sociais, enfermeira, psicomotricista, técnicos e auxiliares de enfermagem, artesão, educador social, além de psiquiatra e neuropediatra com o intuito de oferecer um atendimento integral e humanizado.
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ) dispõe de um terreno de 878 m² e 317 m² de área construída, dividida em 12 salas distribuídas entre consultórios, sala de oficina, consultório de enfermagem, quarto de observação, refeitório e uma área externa para atividades.
O local vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e está localizada na avenida João Barbosa de Moraes, número 450, no bairro Vila Zeferina, em Itaquaquecetuba.