A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, no dia 8 de agosto, um Projeto de Lei que visa incentivar a doação de órgãos.
A proposta, de autoria do deputado estadual Marcos Damasio, busca promover campanhas de conscientização contínua, incluindo em ambientes escolares, para fomentar uma cultura de doação e tornar o assunto menos tabu.
O objetivo central é reduzir o tempo de espera na fila de transplantes e aumentar as chances de sobrevida dos pacientes.
Dados do Sistema Nacional de Transplantes indicam que há pacientes aguardando transplantes de diversos órgãos, como coração, rim, fígado, pâncreas, córnea e pulmão. O Ministério da Saúde aponta que mais de 65 mil pessoas estão na fila de transplante no Brasil.
Últimas Notícias
- Ferraz de Vasconcelos abre inscrições para programa que oferece gratuidade no transporte público para estudantes universitários
- Subsecretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro visita Poá e troca experiências educacionais com secretário
- Em Mogi das Cruzes, artista plástico recria ‘amarelinhas’ e promove exposição interativa em parques
O tema ganhou relevância recentemente quando o apresentador Fausto Silva, o Faustão, revelou que espera por um transplante de coração. Diagnosticado com insuficiência cardíaca, ele está internado desde 5 de agosto em São Paulo e aguarda na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para aqueles que desejam se tornar doadores, é possível formalizar a decisão em cartório.
Através das Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV), a intenção de doar pode ser registrada por escritura pública nos cartórios de notas, garantindo que o desejo do doador seja respeitado.
Agora, o projeto aguarda a sanção do governador para se tornar lei.