Em Suzano, verba de emenda do vereador Marcel da ONG viabiliza compra de placas de combate ao abandono de animais

O vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, foi responsável pelo envio de uma emenda impositiva no valor de R$ 20 mil para a compra de placas que reforçam o combate ao abandono de animais, por parte da Prefeitura de Suzano. As sinalizações foram espalhadas em diversos pontos da cidade e também visando reforçar os canais para denunciar o abandono.

“Percebi que na cidade de Suzano faltava conscientização sobre o abandono de animais e as consequências legais disso. A partir disso, propus um projeto de lei e enviei uma emenda para que as placas fossem instaladas. Elas conscientizam, educam e intimidam pessoas que querem abandonar ou maltratar animais na nossa cidade”, disse Marcel.

As placas reforçam o número 0800-774-2007, da Ouvidoria Municipal, canal que recebe as denúncias, exibindo ainda a lei federal número  9.605/98 (artigo 32), que dispõe sobre sanções por maus-tratos. O projeto conta com a participação das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Comunicação Pública.

As placas buscam sensibilizar a população com a mensagem “Não descarte quem nunca te deixaria!”, alertando que “Abandono de animal é crime!”.
A lei destacada na peça publicitária prevê detenção e multa para quem praticar abuso, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Segundo a Prefeitura, a partir disso, foram escolhidas áreas estratégicas da cidade para a disposição dos materiais, de forma que os informes possam ser visualizados por uma grande quantidade de munícipes das regiões central, norte e sul de Suzano.
Nos bairros do centro e centro expandido foram instaladas placas na rua Sete de Setembro, altura do número 555; na avenida Jorge Bei Maluf, próximo ao Terminal Norte; no Parque Municipal Max Feffer; na rua dos Três Poderes, entre o Paço Municipal e o plenário da Câmara; na Praça dos Expedicionários; e na Praça João Pessoa.

Ainda nessa região, outras peças foram instaladas na esquina da avenida Senador Roberto Simonsen com a rua Tere Nigri, na Cidade Cruzeiro do Sul (próximo à UniPiaget); na rua João Martins da Silva, no Jardim Casa Branca; na rua Senador Luiz Carlos Prestes, no Jardim Cacique; e na Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila Amorim, na rua Professor Jeremia.

O material também foi disponibilizado em frente à areninha do Jardim Vitória, na rua Leonardo Pinto Mendonça, 300; na praça São Paulo, na Cidade Edson; e na praça da associação de moradores do Jardim Maitê.

Nos bairros situados na região norte da cidade, as placas podem ser vistas no Trevo Dona Benta, entre a avenida Francisco Marengo e a Estrada Takashi Kobata; no final da avenida Miguel Badra; na Praça 21 de Abril, na Cidade Boa Vista; na Praça Padre Cícero, na Cidade Boa Vista; na quadra do Jardim São José; e na praça da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Alterópolis.

O mesmo material está visível para os moradores da região sul que passarem pela rua Crispin Adelino Cardoso, altura do número 42, no bairro Chácara Nossa Senhora Aparecida; pela rua Antônio Inácio, na quadra do Jardim Brasil; pela praça do Parque Buenos Aires; pela estrada Keida Harada, altura do número 96, na Vila Ipelândia; e pela rua Maria José de Campos, na Vila Helena. Ainda será instalada uma placa na rua Benedito de Lima Franco, altura do número 160, no Jardim Amazonas.

Caso os munícipes presenciem atos de abandono, maus-tratos ou outros crimes, é indicado entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007, para denunciar a situação.