A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes divulgou um comunicado sobre uma tentativa de fraude envolvendo um suposto médico que buscava extorquir a mãe de uma paciente internada no Hospital Municipal da cidade.
O evento ocorreu na última quarta-feira (06) quando o fraudador, identificando-se como Doutor José Ribeiro, entrou em contato com a vítima via mensagem de celular.
No contato, o impostor mencionou uma suposta deterioração nos exames da criança, insistindo na necessidade urgente de um medicamento não disponível no hospital. Utilizando jargões médicos, ele destacou que a criança apresentava baixa nos linfócitos, células cruciais para a defesa imediata do organismo.
Últimas Notícias
- Setor de Homicídios de Mogi das Cruzes prende dois homens, indivíduos envolvidos na morte de policial penal em Itaquaquecetuba
- Prefeitura de Mogi das Cruzes economiza quase R$ 50 milhões em 100 dias de nova gestão e anuncia novo pronto-socorro e duplicação de avenida; assista
- Programa ‘Conduz’ promove curso gratuito de artesanato terapêutico para idosos em Mogi das Cruzes; confira como participar
Ao ser informada sobre a situação, a equipe do hospital prestou suporte à mãe, fornecendo as devidas orientações. Além disso, o departamento jurídico foi acionado para tomar as medidas cabíveis.
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes não solicita pagamentos, já que opera sob financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Qualquer mensagem suspeita nesse sentido deve ser imediatamente desconsiderada e denunciada.
Ademais, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), profissionais de saúde não estão autorizados a compartilhar detalhes dos pacientes via telefone ou mensagens. Em situações de incerteza, o conselho é buscar esclarecimentos diretamente com os profissionais no hospital.