Escolas de Mogi das Cruzes recebem hortas comunitárias e atividades integram cada vez mais os estudantes à natureza

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, está promovendo um mutirão visando finalizar o plantio nas hortas comunitárias de escolas que participaram dos Jogos Escolares da Sustentabilidade. Resultado de uma parceria entre as secretarias da Educação e Agricultura e Abastecimento, a ação envolveu estudantes de diferentes escolas do município em prol da conservação ambiental e sustentabilidade.

A iniciativa abordou inúmeros temas ambientais no mês de julho, vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), algumas metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alcançar até o ano de 2030. As instituições escolares participantes ganharam ainda uma visita ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo.

Durante o mês de outubro, duas ações com a participação de técnicos da Prefeitura foram realizadas para proporcionar inúmeras oportunidades para incentivar o conceito de educação ambiental entre os alunos. Ao todo, cerca de sete hortas comunitárias foram implantadas com um total de 168 pessoas envolvidas diretamente na iniciativa, além de 680 alunos beneficiados com as áreas reservadas a plantação. Enquanto o Parque Municipal recebeu a visita de um total de 403 participantes, entre estudantes de escolas da cidade e do Crescer.

Para a plantação de mudas nas hortas comunitárias, os estudantes receberam diversas informações a respeito de como plantar cuidar da cada uma delas. Já durante a visita ao Parque, onde está preservado um rico ecossistema na cidade, os alunos assistiram a uma palestra, seguida de uma trilha a fim de conhecer o ecossistema da reserva, um dos principais patrimônios naturais do município.

Jogos escolares da sustentabilidade

Essa foi a segunda edição de realização dos jogos escolares, mobilizando um total de 12,8 mil alunos, sendo 47 escolas públicas e privadas inscritas no projeto. Ao todo, 50 árvores foram plantadas durante toda a iniciativa, bem como a quantidade de 14.680 garrafas pet coletadas e 19 quilos de tampinhas, envolvendo a participação de 172 pessoas, incluindo alunos, pais e funcionários das unidades escolares.

Além disso, no ano de 2023, os jogos foram inovados com a inauguração do Projeto Ambiental, que recebeu 105 desenhos e 91 redações. Outra contribuição importante, envolveu 56 receitas elaboradas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) ou utilização integral dos alimentos. Durante o evento de encerramento da iniciativa, cerca de 20 composteiras foram sorteadas entre as instituições participantes.