Nesta sexta-feira (15), o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, realizou um encontro com a imprensa para apresentar o balanço de seu mandato do ano de 2023 e os novos projetos previstos para o próximo ano, com um orçamento de 2,7 bilhões para 2024.
Para reforçar a área da saúde em 2023, diversos projetos foram tirados do papel, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e redução nas filas nas UBS’s, como unidade de Saúde Infantil, Vagalume e a entrega de duas novas Unidades de Saúde da Família (UFS) na Vila Nova União, que possui capacidade de realizar cerca de 6,5 mil de atendimentos, e na Nova Jundiapeba, com capacidade de atender 16 mil.
Em relação ao Pronto Socorro Municipal da Santa Casa, que teve seu contrato de funcionamento estendido por mais seis meses, Cunha destacou que a Prefeitura solicitou que a prorrogação fosse para mais 24 meses, para a construção de um novo Pronto Socorro, contudo foi possível por somente seis meses, por intermédio do governo de estado.
“A ideia era de fazer o funcionamento ou ainda na Santa Casa, ou no Hospital Municipal, mas vai depender da análise do Governo do Estado”, ressaltou.
Últimas Notícias
Oferecendo mais conforto aos pacientes, capacidade de atendimento, o novo Complexo de Saúde CIAS, foi instalado, proporcionado quatro unidades de saúde em uma só instalação. Com serviços oferecidos os serviços de Única Fisio, de atendimento de fisioterapia e reabilitação, Ambulatório de Saúde Mental Infantil, para crianças e adolescentes em sofrimento psíquico leve, moderado ou grave, CAPSij para atendimento infanto-juvenil de 0 a 14 anos, para crianças e adolescentes em sofrimento psíquico grave e persistente, com atendimento multiprofissional em psiquiatria infantil, enfermagem, psicologia, assistência social e terapia ocupacional.
Além disso, trouxe a novidade da Única Infantil, que promove acompanhamento profissional para crianças e adolescentes de até 18 anos e abrange as especialidades de cardiologia, neurologia, endocrinologia e otorrinolaringologia, e serviços de homeopatia, ambulatório de obesidade e atendimentos especializados para bebês prematuros, iniciados em novembro de 2023.
Com os recentes investimentos, uma ampla redução nas filas nas UBS’s foi possível com mais agilidade no diagnóstico. Para a área de clínica médica, de 6.938 atendimentos em 2021, para 4160 em 2022, a área fechou o ano de 2023 com 1797 atendimentos. Na área da Ginecologia em 2021 foram mais de 10.006, que diminuiu para 2.668 em 2022, e finalizou 2023 com 1552 atendimentos realizados.
Na área da educação, todas as 211 escolas da rede municipal e subvencionadas receberam exemplares de mais de 150 mil novos livros paradidáticos, em um acervo que não era renovada há mais de 10 anos. Ademais, as instituições escolares contaram com investimentos em tecnologia com a implementação de 4 mil Chromebook para 3 mil alunos e 1000 para professores, promovendo qualidade no ensino e agilidade no aprendizado. Em breve as escolas ainda serão contempladas com lousas digitais touch screen.
Garantindo mais facilidade e segurança aos pais ao deixarem seus filhos nas escolas, quatro novas creches foram instaladas na cidade, abrangendo os bairros de Nova Jundiapeba, Vila São Sebastião, Jundiapeba e Vila Moraes. Outras duas creches foram ampliadas e reformadas nos bairros do Socorro e Jardim Aeroporto III que proporcionou 2 mil novas vagas nas instituições.
Estiveram presentes na reunião o prefeito Caio Cunha, o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, o chefe de Gabinete, Gabriel Bastianelli, além do secretário de Governo, Maurício Juvenal.