PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Suzano, Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba e outras cidades do Alto Tietê serão as primeiras do Brasil a receberem vacinas contra a Dengue

O Governo Federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), anunciou a distribuição de vacinas contra a dengue para diversas cidades brasileiras, incluindo municípios da região do Alto Tietê.
Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e Itaquaquecetuba estão entre as primeiras cidades a receber o imunizante, com os primeiros lotes previstos para serem enviados a partir de fevereiro.

A vacinação será prioritariamente focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, uma faixa etária que apresenta um alto índice de hospitalizações devido à dengue. Estatísticas indicam que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, este grupo foi responsável por cerca de 16,4 mil hospitalizações, ficando atrás apenas do grupo dos idosos, para os quais a vacina ainda não foi autorizada.

O esquema vacinal incluirá a administração de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. O Brasil se destaca por ser o primeiro país do mundo a disponibilizar essa vacina no serviço público de saúde. A Qdenga, vacina produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após um processo de análise pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

A primeira remessa de vacinas chegou ao Brasil recentemente, contendo aproximadamente 757 mil doses. Este lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.
Uma segunda remessa, com mais de 568 mil doses, tem entrega programada para fevereiro. Adicionalmente, o Ministério da Saúde garantiu a compra de 5,2 milhões de doses para o ano de 2024, além de já ter encomendado 9 milhões de doses para 2025.

As cidades selecionadas para receber a vacina atendem a três critérios principais: são municípios com população superior a 100 mil habitantes; apresentam altos índices de transmissão de dengue nos anos de 2023 e 2024; e têm predominância do sorotipo DENV-2 do vírus da dengue.

A lista completa das cidades do Alto Tietê que serão contempladas inclui: