PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“A nova Clínica da Mulher de Suzano”, por Alex Santos

Meus amigos, no dia 27 de janeiro, o prefeito Rodrigo Ashiuchi, junto da primeira-dama Larissa Ashiuchi e do secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, inaugurou a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, marcando assim um avanço histórico para o setor no município e, em especial, para o público feminino, que a partir de agora, conta com um centro especializado para sanar suas demandas no Parque Santa Rosa.

Com investimento de R$ 235.289,14 por meio do Tesouro Nacional para realizar atendimentos via regulação de vagas, este novo equipamento traz um atendimento exclusivo ao público feminino da cidade, devendo realizar até 120 consultas médicas mensais com uma média de 50 pacientes por semana para avaliação psicossocial, desafogando assim outras das unidades de saúde da cidade.

Estruturalmente, o equipamento conta com quatro consultórios, salas de procedimentos, ultrassonografia, gerência e medicação, além de recepção, brinquedoteca, banheiros e parte administrativa. Inicialmente, a clínica contará com dois médicos, além de funcionários novos e remanejados. Nesta configuração, a nova unidade realizará diversos atendimentos, tendo foco em mulheres com pré-natal de alto risco, que precisam de coleta de Papanicolau, ultrassonografia, implantação de DIU e Implanon, realização de testes rápidos, retirada de ponto, colposcopia, entre outros.

Vale ressaltar inclusive que, mesmo com a entrega, as suzanenses continuarão realizando consultas médicas ginecológicas de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo encaminhadas à Clínica da Mulher em casos em que seja preciso realizar exames complementares ou atendimento especializado.

Por fim, eu não poderia deixar de lembrar da querida Claudete Oliveira dos Santos, uma mulher exemplar que dá o nome à nova unidade. Professora atuante em nosso município por décadas em escolas tradicionais, como a EM Vereador Waldemar Calil, a Claudete foi mãe de três filhas, Alessandra, Juliana e Thais, mas infelizmente nos deixou em 2017, aos 67 anos.

Essa é uma obra esperada há muito tempo, sendo outra das “causas impossíveis” que a gestão Ashiuchi superou em prol da população. Afinal, considerando a Saúde como um dos focos ao longo destes últimos oito anos, nós entregamos este equipamento no Parque Santa Rosa, a UPA 24 Horas do Jardim Revista e o Hospital Regional do Alto Tietê, sem contar as novas Unidades Básicas de Saúde, as Unidades de Saúde da Família, as revitalizações de equipamentos que, antes encontravam-se defasados e outros locais que, hoje, representam o avanço efetivo da cidade nesta seara. Isso sem contar, é claro, outros trabalhos que vão desde a finalização da Arena Suzano até a entrega do Parque do Mirante do Sesc.

Seja na Saúde, com o secretário Pedro Ishi e toda a sua equipe, ou em outras áreas, a gestão está entregando uma cidade cada vez melhor ao seu povo. Temos muito mais novidades vindo por aí em 2024, seguimos trabalhando diariamente pelos cidadãos que têm em Suzano seu lar.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)