Nesta quinta-feira (15), a região do Alto Tietê foi contemplada com a chegada de 79,4 mil doses da vacina contra a dengue, enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Mogi das Cruzes.
Esta remessa visa atender inicialmente os grupos com maior índice de hospitalizações devido à doença, distribuída entre os 11 municípios da região, conforme planejamento do Ministério da Saúde.
A distribuição das doses foi detalhadamente planejada: Guarulhos receberá 34.270 doses; Suzano, 8.409; Guararema, 800; Itaquaquecetuba, 10.960; Ferraz de Vasconcelos, 4.994; Mogi das Cruzes, 12.143; Poá, 2.834; Arujá, 2.343; Santa Isabel, 1.423; Biritiba-Mirim, 821; e Salesópolis, 419.
Últimas Notícias
Essa etapa inicial de vacinação é destinada a grupos prioritários, com a expectativa de expansão para outros grupos à medida que novas doses sejam disponibilizadas. Os municípios, em coordenação com o Centro de Vigilância Epidemiológica e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems), participaram de uma capacitação sobre a estratégia de vacinação nesta sexta-feira (16), visando uma aplicação eficiente das doses.
A implementação da vacinação seguirá o calendário e a estratégia de cada município, com o objetivo de combater a dengue, uma doença que pode manifestar sintomas como febre alta, dor atrás dos olhos, dores no corpo e articulações, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas, entre outros. É fundamental a avaliação médica para o tratamento adequado.