A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano informou ao portal HojeDiario.com, nesta segunda-feira (1º), que foram registrados 2.226 casos de dengue na cidade em 2024. Isso representa um aumento de 189,7% nos números de registros da doença em comparação com 2023.
O levantamento leva em conta dados até o dia 28 de março de 2024, e a próxima atualização ocorrerá na tarde da próxima quarta-feira (03). Em 2023, foram registrados 780 casos da doença, o que já representava um aumento de 73% em relação a 2022.
Em relação aos óbitos por dengue na cidade, foram registrados dois em 2024: de um homem de 68 anos, com histórico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes, em 11 de fevereiro, e de outro homem, de 58 anos, sem comorbidades, em 15 de fevereiro.
Últimas Notícias
- Suzano realiza atendimentos odontológicos em UBSs durante o “Novembro Azul”
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Prefeitura de Suzano inicia novo protocolo de cuidados para pacientes que tenham contraído dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses
Medidas de combate à dengue
A Prefeitura de Suzano tem intensificado as medidas de combate à dengue, entre elas, destaca-se um novo decreto que autoriza vistorias em imóveis pelo município. Segundo o documento, agentes de saúde estão autorizados a entrar em imóveis públicos ou particulares, ocupados ou não, sem necessidade de autorização dos proprietários, especialmente em casos em que os residentes recusem o acesso.
Esta permissão visa assegurar a eficácia das ações preventivas contra a dengue.
Para garantir a execução dessas vistorias, os agentes poderão contar com o apoio da Polícia ou da Guarda Municipal, sempre que necessário. Esta medida complementa o estado de emergência e epidemiológico decretado em 14 de fevereiro, visando à eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.
A Prefeitura também criou um setor exclusivo no Pronto-Socorro Municipal para atender pacientes suspeitos da doença. O espaço promoverá triagem, testagem, consultas e, se necessário, internação de casos suspeitos de dengue.
Localizado no prédio anexo do Pronto Socorro Municipal, o novo setor será equipado com cinco leitos e 15 poltronas para o atendimento exclusivo desses pacientes. Essa medida visa otimizar a resposta à crescente demanda por atendimento de casos de dengue na região.
O espaço também atenderá pacientes do Pronto Atendimento (PA) do distrito de Palmeiras.
A cidade também iniciou a vacinação contra a doença. O imunizante QDenga, especificamente desenvolvido para combater a doença, é administrado em todos os 24 postos de saúde da rede municipal.