A Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba iniciou um projeto denominado “Mãe instruída salva uma vida”, visando capacitar pais e mães sobre como agir em emergências. A ação é parte de uma iniciativa maior de prevenção de acidentes envolvendo crianças nas escolas do município, e foi inspirada na Lei Lucas, sancionada em 2018, que visa à segurança dos alunos na educação infantil e básica.
A iniciativa está sendo implementada pelo Departamento de Educação Especial (DEE) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto será ofertado inicialmente em cerca de 18 unidades escolares, começando pela Creche Jorge Camilo Dias, localizada no bairro Jardim Horto do Ipê.
Enfermeiros e fisioterapeutas da Secretaria de Saúde, além de socorristas do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), formam as equipes que ministram as ações.
Últimas Notícias
- Carreta da Mamografia atende em Suzano até esta sexta-feira (06); veja como participar
- Itaquá Park Shopping realiza ação gratuita de saúde em parceria com a Prefeitura de Itaquaquecetuba nesta sexta-feira (06)
- 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: municípios do Alto Tietê reforçam a importância da inclusão e do respeito em políticas públicas
Durante as sessões, são abordados temas como primeiros socorros em casos de engasgo, queimaduras, fraturas, intoxicações, convulsões e hemorragias. Os responsáveis aprendem, por meio de palestras e simulações, a realizar procedimentos como massagem cardíaca e manobras específicas para cada tipo de emergência.
O projeto também enfatiza a importância de saber agir enquanto o auxílio médico especializado não chega, seja ele de um pronto-socorro, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital, ou enquanto aguarda o SAMU. Além das orientações práticas, a iniciativa inclui a distribuição de uma cartilha educativa, reforçando o conteúdo apresentado e servindo como guia de referência para os pais.