PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Chuva de meteoros é aguardada neste domingo (05); Pico do Urubu, em Mogi das Cruzes, e o Parque do Mirante, em Suzano, devem ser os melhores lugares para ver o fenômeno na região

Este final de semana será marcado por um “espetáculo no céu” em todo o Brasil: a chuva de meteoros “Eta Aquáridas”. O fenômeno atingirá seu ápice entre a noite de sábado (04) e a madrugada de domingo (05), por volta das 2 da manhã.
Prevê-se que a chuva possa produzir entre 20 a 50 meteoros por hora.
Na região do Alto Tietê, locais como o Pico do Urubu, em Mogi das Cruzes, e o Parque do Mirante, em Suzano, são apontados como os melhores pontos de observação da chuva de meteoros.

A condição de pouca luminosidade, com a Lua estando apenas 14% cheia, oferece um cenário ideal para a observação deste evento astronômico.
A visibilidade dos meteoros pode ser ainda mais clara quanto mais ao sul do país, embora seja possível apreciar a chuva de qualquer parte do território nacional.

Os meteoros “Eta Aquáridas” são conhecidos por sua intensidade e beleza, aspectos intensificados este ano pela interação dos grãos da chuva com o planeta Júpiter. Essa chuva de meteoros é formada por fragmentos do Cometa Halley, que passa próximo à Terra e só será visível novamente em 2061.
Esses fragmentos, ao entrar em contato com a atmosfera terrestre, queimam e criam trilhas luminosas no céu, popularmente conhecidas como estrelas cadentes.

A observação da chuva de meteoros não requer equipamentos especiais; basta escolher um local com pouca poluição luminosa e ter a disposição para ficar acordado durante a madrugada.