A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou nesta terça-feira (28) uma nova unidade de acolhimento destinada a pessoas em situação de rua.
Este novo equipamento utiliza a modalidade república e é voltado para pessoas com 18 anos ou mais que estão em processo de superação da situação de rua.
A unidade está subdividida em dois endereços: um para o público feminino e outro para o masculino, totalizando 20 vagas. O Serviço de Acolhimento Institucional na modalidade República é destinado a adultos com vivência de rua em fase de reinserção social, ajudando no restabelecimento dos vínculos sociais e na construção de autonomia.
As repúblicas têm como princípio apoiar a qualificação e inserção profissional e a construção de projetos de vida.
Últimas Notícias
Esta nova unidade é voltada para pessoas que manifestam algum grau de desejo de superação da situação de rua e que aceitam ser inseridas em um espaço coletivo. Neste espaço, além de suprir suas necessidades básicas, os acolhidos poderão, junto com uma equipe técnica, construir um plano individual de atendimento, iniciando ou retomando o processo de superação da situação de rua.
O acolhimento na república prevê ações de médio e longo prazo, envolvendo articulações com outros serviços da rede socioassistencial e de outras políticas públicas. A Organização da Sociedade Civil OIAEU Centro de Apoio e Transformação será a responsável pelo acolhimento. O custo mensal do serviço é de R$ 44.354,19, totalizando um custo anual de R$ 532.250,27.
Com esta inauguração, Mogi das Cruzes passa a contar com cinco unidades de acolhimento para pessoas em situação de rua, oferecendo um total de 146 vagas. Estas unidades incluem três abrigos, uma casa de passagem e agora a unidade de modalidade república.