Faleceu nesta quarta-feira (19), aos 88 anos, o padre italiano Giovanni Cosimati, pároco emérito da Paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba.
Ele estava internado no Hospital Ipiranga, em Arujá, desde o dia 9 de junho, devido a um quadro de pneumonia.
Nascido em Cese de Avezzano, na Itália, em 1935, padre Giovanni foi ordenado sacerdote em 1962, na Diocese de Marsi, atual Diocese de Avezzano. Em 1977, chegou ao Brasil como missionário “Fidei Donum”.
Inicialmente, passou seis meses em Guarulhos, que na época fazia parte da Diocese de Mogi das Cruzes. Em 13 de novembro de 1977, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, a única paróquia de Itaquaquecetuba naquele período.
Últimas Notícias
- Pedágios ficam mais caros a partir de 1º de julho na rodovia Ayrton Senna e no Rodoanel, em Itaquaquecetuba, Guararema e Arujá; veja detalhes
- Grande operação da Polícia em Suzano, Mogi das Cruzes e região mobiliza mil policiais e resulta em prisões, apreensão de drogas e descoberta de desmanche clandestino de veículos
- Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e todo o Alto Tietê enfrentam o dia mais frio do ano com mínima de 4 °C nesta quarta-feira (25)
Durante sua missão em Itaquaquecetuba, padre Giovanni ajudou a construir 19 capelas. Entre elas, destacam-se a Igreja Matriz da Paróquia São Bartolomeu, a nova igreja da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, a Igreja Cristo Redentor e a Matriz da Paróquia Santos Apóstolos.
O velório de padre Giovanni acontece na Paróquia Santos Apóstolos a partir das 12 horas desta quinta-feira (20). A missa exequial será presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na sexta-feira (21), às 10 horas.
O sepultamento ocorrerá na cripta localizada na igreja.