Nesta terça-feira (23), foi publicada uma nova Lei Municipal no Diário Oficial Eletrônico de Suzano, que proíbe a distribuição de animais vivos como brinde, promoção, sorteio, prêmio, rifa, bingo e eventos similares. A lei é de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.
A proibição se estende a eventos públicos ou privados, como feiras, estabelecimentos, convenções, solenidades, comemorações, shows, aniversários, espetáculos, mostras e exposições de qualquer natureza ou finalidade, ainda que organizados com objetivos institucionais, culturais, beneficentes, artísticos ou promocionais. No entanto, a lei permite a realização de eventos para a doação responsável de cães e gatos.
O texto estabelece uma multa de 150 unidades ficais do município (UFMs) ao infrator por espécie, equivalente a aproximadamente R$ 685,30. Se o infrator for pessoa jurídica ou em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado.
Além disso, haverá apreensão imediata dos animais envolvidos, que serão encaminhados aos órgãos competentes do Executivo.
A legislação define que o resgate dos animais apreendidos deve ser realizado no prazo de três dias úteis. O proprietário legal ou um procurador legalmente constituído deve estar presente e comprovar a origem legal do animal.
No caso de animais silvestres, nativos ou exóticos, é necessária documentação específica, enquanto para animais domésticos ou domesticados, duas testemunhas que possam atestar a procedência do animal são suficientes.








![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)



















