PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Cidades da região Alto Tietê registram 61 focos de incêndio em oito meses; Defesa Civil emite alerta

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) identificou 61 focos de incêndio na região do Alto Tietê entre janeiro e agosto de 2024. Mogi das Cruzes e Santa Isabel destacaram-se com 16 ocorrências, sendo os municípios com maior número de registros.
Suzano registrou oito focos, seguido por Salesópolis e Arujá, com sete casos cada. Guararema teve três ocorrências, enquanto Biritiba Mirim contou com dois registros.
Itaquaquecetuba e Poá tiveram apenas um foco de incêndio cada. Ferraz de Vasconcelos não registrou nenhum foco durante o período.

Na quinta-feira (29), a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta devido ao risco elevado de incêndios em grande parte do estado, incluindo a região do Alto Tietê. Nos próximos dias, as temperaturas na região podem atingir 30°C, com tendência de aumento a partir desta sexta-feira (30), até o primeiro domingo de setembro (1º)

A maioria dos incêndios foi atribuída a ações humanas, como a queima de lixo em áreas de mata e o descarte inadequado de cigarros, além de outras práticas intencionais. Segundo o Código Penal vigente, crimes dessa natureza, envolvendo o uso de fogo ou substâncias inflamáveis, podem resultar em penas de reclusão que variam de três a seis anos.