O Procon de Suzano deu início recentemente a uma operação especial voltada para proteger os consumidores durante a Black Friday, marcada para 29 de novembro. O órgão municipal mobilizou uma equipe para percorrer as lojas da área central da cidade e do Suzano Shopping, registrando os preços de produtos populares na data, como celulares, televisões, micro-ondas e geladeiras.
Essas vistorias fazem parte de um conjunto de ações que ocorrerão nos próximos dois meses, com o intuito de evitar irregularidades que possam configurar promoções enganosas. Os fiscais irão orientar os lojistas sobre a prática ilegal de aumentar o preço dos produtos meses antes do evento para reduzi-los no dia da promoção, retornando ao valor original.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Prefeitura de Suzano inicia novo protocolo de cuidados para pacientes que tenham contraído dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses
No dia da Black Friday, a equipe do Procon estará presente nas lojas para garantir o cumprimento das normas comerciais. Entre as exigências está a presença de etiquetas nos produtos, informando o preço, as formas de pagamento e as condições de parcelamento. Também será verificado se os estabelecimentos aceitam pagamento por cartões de diferentes bancos, além dos próprios cartões das lojas, com o objetivo de coibir a prática de venda casada.
O Procon também lembra aos consumidores da importância de estar atento à obrigatoriedade de disponibilização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em um local visível nas lojas. Além disso, o órgão alerta para os cuidados ao clicar em links recebidos pela internet, que podem ser usados para fraudes.
A diretora do Procon de Suzano, Daniela Itice, reforçou a necessidade de os consumidores monitorarem os preços dos produtos de interesse antes das compras para evitar serem influenciados por falsas promoções.