PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Graças aos avanços na educação inclusiva em Suzano, prefeito e membros do governo participam de evento em Nova York, na mesma semana da Assembleia Geral da ONU

Na última segunda-feira (23), o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, participaram do seminário “Toda Criança Pode Aprender: Mobilizando Apoio para Tornar a Aprendizagem Inclusiva” (“Every Child Can Learn: Mobilizing Support to Make Learning Inclusive”), em Nova York, Estados Unidos.
Suzano foi uma das cidades convidadas devido ao trabalho que realiza em prol da educação inclusiva para alunos com deficiência. Durante o evento, a cidade apresentou os recursos e mecanismos desenvolvidos para atender esses estudantes nas escolas municipais.

O evento destacou o trabalho da cidade em parceria com a Escola Perkins para Deficientes Visuais (Perkins School for the Blind), que tem sido realizado com alunos que possuem deficiência visual, múltipla e surdocegueira na rede de ensino municipal. O painel aconteceu na mesma semana da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Cúpula do Futuro, reunindo diversos representantes internacionais.

Além de Ashiuchi e Bassini, o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, também esteve presente. O grupo foi recebido por Dave Power, presidente e CEO da Perkins, e Gloria Rodriguez, diretora da Perkins Internacional – América Latina e Caribe.
Entre os participantes da mesa do evento estavam Kristen J. Molyneaux, vice-presidente do Programa de Estratégia e Aprendizagem da Lever For Change; Nalini Tarakeshwar, chefe de Programas e Transparência de Impacto da UBS Optimus Foundation; Pia Rebello Britto, diretora global de Educação e Desenvolvimento do Adolescente do Unicef; a líder juvenil Maria José Carranza Padilla e Katherine Holland, diretora executiva da Perkins.

Desde 2023, a Secretaria de Educação de Suzano mantém uma parceria com a Perkins, que oferece suporte a 118 alunos com deficiência em quatro escolas municipais: Antônio Marques Figueira, Victor Salviano, Abrão Salomão Domingues e Augustinha Raphaela Maida Molteni. O foco do projeto é fornecer treinamento e suporte especializado tanto para os profissionais das escolas quanto para os alunos e suas famílias, com o objetivo de transformar práticas pedagógicas e garantir a inclusão plena dos estudantes com deficiência.

No evento, também foi destacada a construção de um novo Centro de Apoio à Criança com Deficiência, em Suzano, que atenderá crianças de zero a 11 anos, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).