Na sabatina “Olho no Olho”, realizada pelo Grupo Hoje de Comunicação, Pedro Ishi, candidato à prefeitura de Suzano pelo Partido Liberal (PL), defendeu a transferência da gestão da Santa Casa de Misericórdia da cidade para o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). Segundo Ishi, a medida, muito criticada por opositores, foi a única solução viável para garantir a continuidade dos serviços de saúde no município.
Ishi, que foi secretário de saúde na gestão do atual prefeito Rodrigo Ashiuchi, descreveu o cenário de caos encontrado ao assumir a secretaria em 2021.
“Na primeira semana que assumimos, nos deparamos com o teto do pronto-socorro caído e o fornecimento de oxigênio prestes a ser cortado. A Santa Casa estava indo a leilão por conta de dívidas de gestões passadas”, disse.
Últimas Notícias
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Prefeitura de Suzano inicia novo protocolo de cuidados para pacientes que tenham contraído dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses
- Ferraz de Vasconcelos abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos
Ele defendeu a transferência da gestão ao INTs como uma medida emergencial e benéfica. “Conseguimos quitar uma parte significativa das dívidas, reestruturar a unidade e ampliar os atendimentos. Hoje, a Santa Casa realiza mais de 90 cirurgias ortopédicas por mês e mais de 230 partos. Não tenho dúvida de que a transferência foi a melhor decisão”, afirmou.
Ishi ressaltou, ainda, que, sob nova gestão, a Santa Casa — agora Hospital e Maternidade de Suzano — continua funcionando pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliou os serviços oferecidos.
“Estamos trabalhando para implementar uma UTI pediátrica e ampliar os serviços de cardiologia”, destacou.
A entrevista foi conduzida pelos jornalistas Leonardo Brito Lima e Neusa Freitas, CEO do Grupo Hoje de Comunicação, nesta quinta-feira (26) na sede do grupo, em Suzano.
Assista à entrevista completa, abaixo.