A partir desta terça-feira (1º), a conta de energia elétrica terá um novo aumento em todo o Brasil, com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais elevado do sistema tarifário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, o custo para cada 100 quilowatts-hora consumidos passará de R$ 4,463 para R$ 7,877.
Este é o segundo aumento consecutivo nas tarifas de energia elétrica. Desde setembro, a bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (27), após a Aneel considerar o risco hidrológico, devido aos baixos níveis dos reservatórios, além da alta nos preços da energia no mercado. Esses fatores são consequência do aumento nos custos da produção de energia e do que foi gerado sem contrato prévio.
Últimas Notícias
- Rede de fast food com unidades em Suzano, Mogi das Cruzes e região lançará combo especial do Chaves com miniaturas “Acapulco”, lanche de presunto e até refresco de tamarindo
- Atenção: Suzano está prestes a se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT)
- Escolas de Ferraz de Vasconcelos recebem projeto de operadora de televisão
O sistema de bandeiras tarifárias da Aneel é composto por três cores: verde, amarelo e vermelho, sendo a bandeira vermelha dividida em patamares 1 e 2. Quando a bandeira está no nível verde, não há cobrança de tarifa adicional.
A Aneel destacou que o sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 com o objetivo de tornar mais clara a cobrança de custos complementares para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O sistema serve para indicar os custos da geração de energia e permitir que os consumidores ajustem seu consumo, de modo a evitar maiores impactos na conta de luz.