A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, deu início a uma nova etapa de limpeza no rio Una na última segunda-feira (14). A ação visa prevenir transbordamentos, especialmente com a previsão de aumento das chuvas nos próximos meses.
Já no primeiro dia de trabalho, foram retiradas cerca de 190 toneladas de resíduos do rio. As atividades cobrirão toda a extensão da avenida Governador Mario Covas Júnior, também conhecida como Marginal do Una, com previsão de conclusão até o final de outubro.
Em novembro, a limpeza avançará no sentido centro-bairro, atingindo as galerias sob o viaduto Leon Feffer e chegando ao rio Tietê. Nesta última etapa, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Governo do Estado continuará os serviços de desassoreamento iniciados no ano passado.
Ao todo, serão limpos aproximadamente cinco quilômetros do rio Una, abrangendo áreas estratégicas para minimizar o risco de enchentes.
Últimas Notícias
- Fenômeno do pagode, cantor Belo é a primeira atração do “Suzano Music Festival”, que celebra o aniversário de Suzano, nesta quarta (02); ingressos solidários estão esgotados
- Ecopontos de Mogi das Cruzes terão expediente de segunda-feira a sábado, a partir da próxima semana
- Em Itaquaquecetuba, indivíduo acusado de envolvimento em tráfico de drogas morre em confronto com a Polícia
Ações similares já estão em andamento nos rios Guaió e Jaguari desde agosto. O trabalho inclui o uso de escavadeiras e abrange o Jardim Monte Cristo, no curso do rio Guaió, e os bairros Jardim Fernandes e Jardim Carmem, no curso do rio Jaguari.
A remoção de resíduos nos cursos d’água é essencial para prevenir alagamentos que poderiam afetar a região norte e o centro expandido de Suzano.