A cidade de Itaquaquecetuba inaugurou uma sala de conciliação escolar do projeto “De pequeno que se aprende a conciliar: conceitos e técnicas de conciliação para uso no ambiente escolar”, promovido pela Central de Conciliação de São Paulo, do Juizado Especial Federal (JEF/SP). O espaço foi criado para beneficiar os 454 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Vereador Augusto dos Santos e atuar na resolução de conflitos de maneira pacífica e educativa.
A sala foi equipada com mesas, cadeiras e um espaço destinado à leitura e brincadeiras, oferecendo um ambiente acolhedor e apropriado para a mediação de conflitos que surgirem em sala de aula. Quando ocorrerem desentendimentos entre os estudantes, eles serão conduzidos ao local por um profissional capacitado, que aplicará técnicas de conciliação e mediação.
A ideia é criar um ambiente mais harmonioso, promovendo a colaboração entre os alunos e incentivando a resolução pacífica de problemas.
Últimas Notícias
- Usuários das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e região, devem ficar atentos a mudanças durante todo o “feriadão”
- Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e outras cidades do Alto Tietê distribuem mais de 88 mil ovos de páscoa para alunos da rede pública
- Lauana Prado é a primeira atração anunciada do Itaquá Rodeio Fest, em Itaquaquecetuba; evento será realizado em setembro
O atendimento na sala de conciliação é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a utilização de ferramentas de mediação comumente empregadas no contexto jurídico, como a escuta ativa, a validação de sentimentos e a organização de questões e interesses. Essas técnicas visam desenvolver nos estudantes habilidades de comunicação e empatia, contribuindo para um clima escolar mais positivo.
Além da EMEB Vereador Augusto dos Santos, o projeto já foi implementado em outras quatro escolas de tempo integral da rede municipal de Itaquaquecetuba, impactando mais de mil estudantes.