Com as chuvas fortes que vêm sendo registradas em Suzano nas últimas horas, alagamentos atingem alguns bairros da cidade.
Moradores dos bairros Jardim Maitê e Miguel Badra, em Suzano, relataram ao portal Hoje Diário, entre a última quarta-feira (25) e esta sexta-feira (27), as dificuldades enfrentadas. Alguns aguardam a água escoar dos imóveis para calcular os prejuízos.
Uma moradora do Jardim Maitê, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem do portal HojeDiario.com a recorrência de alagamentos na área neste período.
“Várias casas estão com água até o joelho desde quarta-feira (25) e, além disso, estão ocorrendo vários casos de avistamento de cobras nas residências e nas ruas alagadas”, declarou.
Últimas Notícias
- Prefeitura eleita anuncia Guilherme Sever como secretário de Governo e Transparência em Mogi das Cruzes
- Homem é preso por furtar fios em escola municipal de Ferraz de Vasconcelos
- Central de Monitoramento de Ferraz de Vasconcelos auxilia na recuperação de carro furtado em São Paulo; veículo foi devolvido ao dono
Já Angélica Amaral, moradora do bairro Miguel Badra há 19 anos, relatou o susto nesta madrugada de sexta-feira (27).
“Mais uma vez, a população do Miguel Badra é acordada na madrugada com um susto. Por volta das 3 da manhã, acordamos assustados e tivemos que correr para subir móveis, socorrer animais e tirar os carros da garagem. Um verdadeiro caos”, informou a moradora.
A Prefeitura de Suzano se pronunciou sobre os alagamentos por meio de nota.
“Primeiramente, é importante esclarecer que esta localidade do Jardim Maitê, impactada pelas chuvas dos últimos dias, é marcada pela presença de ocupações irregulares.
Por ali passa um canal de escoamento da represa de Taiaçupeba, que se expande em momentos de alta pluviosidade, motivo pelo qual surgiram pontos de alagamento.
Foram registrados na cidade 79 milímetros (mm) nas últimas 24 horas, 142 mm nas últimas 72 horas e 325 mm no mês de dezembro.
Neste momento, equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social estão no bairro prestando todo o auxílio necessário às famílias afetadas. Até o momento, não há ninguém desalojado ou desabrigado. Caso isso ocorra, a Prefeitura de Suzano já está preparada para acolher essas pessoas de forma emergencial.
Além disso, conforme a necessidade, estão sendo entregues itens de higiene (pessoal e do lar), alimentos, colchões e cobertores.
Em relação ao Miguel Badra, a Defesa Civil informou que não recebeu qualquer chamado para o bairro por enquanto. O que foi constatado nesta sexta-feira (27) é que o rio Jaguari ficou um pouco acima do seu nível normal, mas não chegou a transbordar.
De qualquer maneira, a Defesa Civil de Suzano está em alerta quanto às chuvas na região e em toda a cidade e segue à disposição da população pelo telefone (11) 4748-5394″, finalizou.
Veja imagens enviadas pelos moradores.