PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Grupo de Proteção Ambiental de Suzano resgata Arara-Canindé em situação de maus-tratos

Na tarde do último domingo (06), o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano realizou o resgate de uma Arara-Canindé com sinais de maus-tratos. A ave foi localizada em uma residência no bairro Rincão das Lendas, no Distrito de Palmeiras, e posteriormente encaminhada ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Parque Ecológico do Tietê, onde receberá os cuidados necessários.

A ocorrência teve início após a GCM ser acionada via rádio para atender a uma solicitação de resgate de animal silvestre. No endereço indicado, a equipe foi recebida pelo morador, que informou que a arara havia aparecido em sua casa.
Sensibilizado com a situação, ele acionou a guarda para garantir o socorro do animal.

Após avaliação da equipe do GPA, foi constatado que se tratava de uma Arara-Canindé, espécie nativa presente em biomas como a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia. Além disso, a ave apresentava indícios de maus-tratos e, por isso, foi imediatamente conduzida ao Cetras, onde passará por reabilitação e, após os devidos tratamentos, será avaliada a possibilidade de retorno ao seu habitat.