O feminicídio de Isabelly Joanna Silva de Santana, de 20 anos, ocorrido em uma rua do bairro Vila Urupês, em Suzano, na tarde da última quinta-feira (15), causou comoção e revolta nas redes sociais. O autor do crime é o ex-namorado da vítima, um homem de 19 anos, que foi preso pela Polícia Militar logo após o ataque.
Isabelly era estudante de medicina veterinária na Universidade de Mogi das Cruzes e atuava como estagiária na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.
Filha de professora, a jovem é lembrada por sua dedicação, esforço e pelos planos que tinha para o futuro. Nas redes sociais, familiares e amigos prestaram homenagens.
Em uma publicação, a mãe da jovem se pronunciou rapidamente sobre o crime.
“É com a alma em pedaços que comunico a morte precoce de minha filha. O ex a matou na rua de casa”, disse.
Últimas Notícias
Foram várias as manifestações de carinho pela jovem nas redes sociais.
“Sentiremos saudade, amiga”, escreveu uma internauta.
“Como dói tudo isso. Você era e, para sempre, vai ser o meu orgulho, pequena”, escreveu outra.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos divulgou uma nota de pesar sobre a morte de Isabelly.
“A Prefeitura de Ferraz lamenta a morte de Isabelly Joana Silva de Santana, que era estagiária de Veterinária e ocupava as suas funções na Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal. Aos familiares e amigos, o nosso mais profundo e sincero sentimento!”, finalizou.
A Associação dos Profissionais e Trabalhadores na Educação Pública do Município de Ferraz de Vasconcelos (ASPEF) também se manifestou sobre a morte.
“É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Isabelly Joana Silva de Santana. Filha da professora da rede municipal Cyda Santana. Expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos neste momento de dor e saudade. Que encontrem conforto na certeza de que ela vive eternamente em nossos corações”, concluiu.
O caso
O crime aconteceu no fim da tarde de quinta-feira (15), em uma via do bairro vila Urupês. Isabelly foi atacada com golpes de faca e encontrada gravemente ferida na rua Biotônico, caída ao lado da arma utilizada. Moradores que passavam pelo local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestou socorro à vítima e a encaminhou em estado grave ao Hospital e Maternidade de Suzano (HMS), antiga Santa Casa de Misericórdia. Ela não resistiu aos ferimentos.
O autor foi localizado minutos depois pela Polícia Militar na rua Benedito Martins Filho, no bairro jardim Cacique, próximo ao local do crime. Segundo os policiais, ele estava com as mãos sujas de sangue no momento em que foi abordado.
A ocorrência foi registrada na Delegacia Central de Suzano como feminicídio, crime caracterizado pelo assassinato motivado pela condição de gênero da vítima. O indivíduo permanece preso e está à disposição da Justiça.