Na última quinta-feira (19), o prefeito de Poá, Saulo Souza, acompanhou e participou da confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi em diversos pontos do município. Junto à primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Poá, Flavia Souza, percorreram as igrejas Nossa Senhora de Lourdes (região central), São José (Vila Varela), Santa Helena (Jardim Santa Helena), Nossa Senhora Aparecida (Jardim Nova Poá) e Nossa Senhora de Fátima (Calmon Viana).
Os tapetes, feitos com materiais como serragem colorida, sal, areia e terra, foram criados de forma voluntária por crianças, jovens, adultos e idosos. Além do caráter religioso, a celebração deste ano também destacou temas sociais.
A Secretaria de Meio Ambiente de Poá participou ativamente da festividade com a criação de um tapete especial na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Desenvolvida por servidores da pasta e pela secretária Claudete Canada, a arte teve como tema central a inclusão e contou com a colaboração dos escoteiros do Grupo Escoteiro São João Batista de Ybipiá.
A tradição dos tapetes de Corpus Christi remonta ao século XVII, instituída pelo Papa Urbano como forma de reavivar a devoção dos fiéis, segundo explicou o padre Ulisses Ramos, da Paróquia Santa Helena. Ele destacou que a prática é uma homenagem à presença de Jesus na vida da Igreja, sendo um momento em que o Santíssimo Sacramento percorre as ruas para reforçar essa presença na comunidade.
Últimas Notícias
- Bora Ali? Fábio Porchat em Suzano, cinema gratuito ao ar livre e Matheus Ceará em Mogi das Cruzes são os destaques do fim de semana; assista
- Museu da Energia de Salesópolis celebra o Dia do Patrimônio com atividades educativas e ambientais gratuitas; veja a programação
- Em Mogi das Cruzes, a ONG FERA promove evento de adoção em parceria neste sábado (16) em atacadista da cidade