Nesta semana, o Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o estado de São Paulo devido à previsão de queda acentuada nas temperaturas. Por isso, em resposta ao alerta, a Prefeitura de Mogi das Cruzes intensificou a ‘Operação Inverno 2025’, com ações voltadas à proteção da população em situação de rua.
A mobilização inclui o aumento no número de vagas em abrigos e a intensificação das abordagens noturnas realizadas por agentes sociais. Desde o início do mês, a cidade conta com 194 vagas em unidades de acolhimento, 36 a mais do que o habitual.
A ampliação foi realizada nos próprios abrigos que funcionam permanentemente, considerados mais preparados para receber esse público durante o período de frio intenso.
As equipes do Serviço de Abordagem Social estão atuando em horário estendido, das 7h às 22h, com equipes de sobreaviso para emergências. Durante as abordagens, os profissionais oferecem encaminhamento às unidades de acolhimento, além de distribuir cobertores para aqueles que optam por permanecer nas ruas.
O principal ponto de referência para o atendimento contínuo é o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), localizado no bairro Mogilar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, oferecendo atividades para fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, além de orientações individuais e em grupo, com foco na construção de novos projetos de vida.
Os interessados em entrar em contato com o Serviço de Abordagem Social podem utilizar o WhatsApp (11) 99827-0909. Já o Centro POP atende pelos números de telefone: (11) 4796-3862 e (11) 4790-1244.
Queda de temperatura: Mogi das Cruzes intensifica ‘Operação Inverno’ com ações voltadas à proteção da população em situação de rua











![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)
















