PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Com mutirão, Mogi das Cruzes acelera cirurgia de catarata e reduz fila de espera

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está realizando um mutirão para atender pacientes que aguardam há mais de um ano por cirurgia de catarata. A ação, que inclui acompanhamento pós-operatório, é resultado de uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes e faz parte do programa Pró-Visão, uma iniciativa da atual gestão para reduzir a demanda reprimida por atendimento oftalmológico na cidade.
Lançado pela prefeita Mara Bertaiolli e pelo vice-prefeito Téo Cusatis em 4 de junho, o programa tem como meta realizar 908 procedimentos em seis meses, com previsão de término em dezembro de 2025.

As cirurgias de catarata são realizadas de terça-feira a sábado, no período da manhã, e às sextas-feiras durante todo o dia, ampliando a capacidade de atendimento. A previsão é de que sejam realizadas 100 cirurgias por mês por meio do mutirão.
A Santa Casa já realiza 59 cirurgias mensais de catarata por meio de contrato com a administração municipal, número que foi ampliado recentemente. Com o mutirão, a cidade passa a realizar 159 procedimentos mensais.

Os pacientes são contatados por telefone para a realização do exame de biometria ultrassônica, essencial para o cálculo da lente intraocular a ser implantada. A prioridade é dada aos pacientes que aguardam desde 2023 e que comprovem residência em Mogi das Cruzes.

O Mutirão de Catarata é conduzido por uma equipe de oftalmologistas liderada pelos médicos Ricardo Costa Boucault, Fernando Costa Boucault, Laila Batata Lopes Nunes de Souza e Felipe di Bisceglie Cid. A equipe é completada pelos profissionais Edson Kenji Takaki Junior, Thaise Alves de Souza, Christhyane Diniz Santos, Carla Aparecida Pereira Penha e Diego Silva da Rocha.