PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Educação de Suzano encerra primeiro semestre com a abertura de 700 novas vagas e entrega de material para mais de 26 mil estudantes

Em balanço realizado pela Secretaria de Educação de Suzano referente ao primeiro semestre de 2025, contabilizou-se a abertura de 700 novas vagas em creches, a entrega de material escolar para mais de 26 mil estudantes no início do ano letivo e cinco mil formações para servidores. A pasta ainda registrou, no período, a destinação de R$ 5,1 milhões às unidades por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas Municipais (PDDEM).
Atualmente, Suzano conta com unidades que oferecem atendimento infantil no contexto das 71 escolas da rede municipal e a parceria com as 28 creches comunitárias que complementam o trabalho. No primeiro semestre, completaram três anos de atividades quatro dessas creches, que, juntas, recebem um número mensal de alunos que se aproxima dos 700 assinalados no saldo positivo verificado neste semestre.

As quatro unidades citadas foram abertas entre março e abril de 2022, ainda na gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, sendo três geridas pela Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), na Vila Urupês, no Jardim Casa Branca e na Cidade Boa Vista, e uma pelo Instituto Virtutis, no Jardim Varan. Essa estrutura tem dado suporte para que as crianças avancem às etapas seguintes do aprendizado e tenham acesso a materiais didáticos específicos.

Para os 12.846 alunos que iniciaram as séries do ensino fundamental neste ano, por exemplo, foi disponibilizado o conteúdo da editora Sesi, que oferece ao professor conteúdos para desenvolver as diferentes áreas do conhecimento, além da tecnologia proporcionada pelos chromebooks. Ao todo, são ofertados 2,4 mil laptops para os estudantes e 1,6 mil para professores.
No contexto escolar, além das cem mil refeições diárias, profissionais e alunos ainda têm desfrutado das melhorias que vêm sendo implementadas nas unidades por meio dos recursos do PDDEM.

Para reforçar a contribuição deste instrumento ao município, o prefeito Pedro Ishi assinou um convênio em 10 de abril com a Secretaria Municipal de Educação, para que seja garantido um repasse transferido do orçamento da administração municipal para a Associação de Pais e Mestres (APM), em conta específica de cada uma das escolas administradas pela Prefeitura de Suzano, visando garantir autonomia a diretores e diretoras que precisam fazer trabalhos preventivos e corretivos nas unidades. Paralelamente às ações que têm melhorado a estrutura e as condições de aprendizado dos alunos, a pasta também vem investindo na qualificação de seus profissionais.

Os 3,1 mil servidores têm participado de um programa rotativo de capacitação contínua, que garantiu 5 mil formações no período entre fevereiro e julho de 2025. Essas capacitações foram realizadas no Complexo Educacional e Cultural Mirambava e contemplaram professores, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, diretores, articuladores comunitários, professores do atendimento educacional especializado e agentes de apoio à inclusão.