PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mogi das Cruzes é contemplada com projetos no programa do Governo Federal na área da saúde; construção de Unidade Básica de Saúde está na lista

A cidade de Mogi das Cruzes foi contemplada com quatro projetos no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) – Seleções, do Governo Federal, voltado ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Entre as propostas aprovadas estão a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim São Pedro, no distrito de Cezar de Souza, a aquisição de kits de teleconsulta, a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com novas ambulâncias e a obtenção de equipamentos para qualificar as UBSs da cidade.
As ações visam melhorar o atendimento à população e ampliar o acesso aos serviços de saúde.

A nova UBS será construída no terreno da antiga escola do Sesi, no Jardim São Pedro, e seguirá o modelo arquitetônico proposto pelo Ministério da Saúde. A unidade contará com consultórios modernos, salas para equipes multiprofissionais e estrutura adaptada para telessaúde, além de respeitar diretrizes sustentáveis.
Além destas, a cidade também será beneficiada com a aquisição de equipamentos voltados à implantação de pontos de teleconsulta nas UBSs, como parte da estratégia SUS Digital – Telessaúde. O pacote inclui notebooks, televisores e webcams, visando facilitar o acesso a atendimentos especializados.

O município também foi contemplado com um combo de equipamentos que visa estruturar e modernizar as unidades de atenção primária. Já a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com novas ambulâncias reforçará o atendimento de urgência e emergência no município.

Outras três propostas apresentadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, como a construção de uma policlínica situada na avenida Japão, uma unidade móvel de atendimento odontológico e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil no bairro Mogilar, não foram contempladas nesta fase.