Em Suzano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego está empenhada em fortalecer o artesanato local por meio da inserção do setor na Cadeia Produtiva Local (CPL). A proposta visa estimular a organização coletiva dos artesãos para gerar avanços produtivos, aumentar a competitividade e viabilizar o acesso a apoios técnicos e financeiros oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo.
A CPL ainda propõe uma atuação conjunta entre os profissionais do segmento, promovendo especialização e cooperação. Com foco no crescimento econômico sustentável, o modelo da CPL prevê o compartilhamento de recursos como infraestrutura, equipamentos e insumos, além da troca de experiências entre os artesãos.
A iniciativa visa não apenas valorizar a produção artesanal, mas também criar oportunidades concretas de geração de renda e emprego. O fortalecimento da CPL possibilita que o município pleiteie apoio do Estado por meio de programas como o “SP Produz”, que fomenta o desenvolvimento das cadeias produtivas locais em São Paulo.
Últimas Notícias
- Itaquaquecetuba recebe ‘Julinão’ com quadrilhas e shows na próxima semana; veja a programação
- Mogi das Cruzes recebe a 4ª edição da feira “Decola Jovem” em setembro, voltada para o mercado de trabalho
- Mogi das Cruzes é contemplada com projetos no programa do Governo Federal na área da saúde; construção de Unidade Básica de Saúde está na lista
A iniciativa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e à agência Desenvolve SP, oferece suporte técnico e financeiro às cidades com maior nível de organização produtiva, classificando as CPLs em quatro estágios de maturidade, sendo eles: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura.