A cidade de Mogi das Cruzes conta com um programa de visitas monitoradas ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, localizado na Serra do Itapeti. Por ser uma unidade de conservação ambiental, as visitas são realizadas exclusivamente em grupos e com agendamento prévio, respeitando o limite de visitantes para preservar o ecossistema local.
O parque é um dos principais patrimônios naturais de Mogi das Cruzes e possui uma área de 352,3 hectares, com altitudes que variam entre 800 e 1.150 metros. Em 2025, já foram realizadas visitas de sete grupos, reunindo aproximadamente 250 pessoas.
Os interessados em participar das visitas devem entrar em contato para agendamento pelo telefone (11) 4798-5966 ou pelo e-mail [email protected]. A monitoria é conduzida por equipes da Educação Ambiental, que orientam os participantes durante trilhas e oferecem palestras educativas sobre a biodiversidade da região.
Últimas Notícias
- Entrada gratuita: Patteo Urupema Shopping, em Mogi das Cruzes, tem brincadeiras de rua para criançada neste sábado (26)
- Projeto com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e prevenção à violência na primeira infância mobiliza famílias em Suzano
- Fundo Social de Ferraz de Vasconcelos promove ‘Feijoada Beneficente’ em agosto
Inaugurado em 1971, o parque passou a restringir o acesso após registrar excesso de visitantes que comprometeram sua estrutura e biodiversidade. Desde então, as visitas são controladas e monitoradas.
Em 1994, o local foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Além disso, desde 2018, o parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Itapeti.”