No primeiro semestre de 2025, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um amplo conjunto de ações. Foram mais de 4,4 milhões de ações realizadas entre janeiro e junho.
Os dados do balanço semestral indicam que, apenas em Atenção Básica, foram 1.330.157 procedimentos entre atendimentos individuais, visitas domiciliares, vacinação, atendimentos odontológicos e cadastros. Já no quesito especialidades, foram mais 1.205.844 atividades – número que inclui exames diagnósticos, consultas clínicas e até procedimentos cirúrgicos.
Os atendimentos de urgência e emergência somaram 967.232 registros. Na área hospitalar ambulatorial, foram mais 826.602 procedimentos, enquanto as internações somaram 156.988, envolvendo desde atendimentos clínicos até cirurgias.
O destaque para o setor laboratorial foi a marca de quase um milhão de exames realizados no Laboratório Municipal Maria Yolanda Miguel Cano Garcia, com média de 15 exames por paciente atendido. Para alcançar esses números, no primeiro semestre, o município aplicou 32,3% da receita própria na saúde – mais do que o dobro do mínimo constitucional exigido, que é de 15%.
Últimas Notícias
- Operação da GCM de Poá prende três indivíduos por tráfico de drogas
- Prefeitura de Suzano alcançará mais de 50 localidades com atividades de zeladoria em julho
- Suzano Skate Park mantém inscrições abertas para aulas com profissionais renomados da modalidade, inclusive o técnico da Seleção Brasileira Júnior
Entre as ações estratégicas destacadas no período, também está o fortalecimento da vacinação de rotina e das campanhas específicas. A cobertura da campanha de Influenza, vírus causador da gripe, atingiu cerca de 70 mil pessoas vacinadas, somando grupos especiais (35.667) e grupos prioritários como idosos (23.515), crianças de seis meses a 5 anos (8.474) e gestantes (1.343).
Já na vacinação de rotina, o público atendido superou 77 mil pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos. A vigilância epidemiológica também teve papel fundamental na prevenção e controle de doenças.
Ao longo do semestre, foram notificados 1.895 casos de dengue, 145 de coronavírus (Covid-19) e 68 registros de violência sexual, entre outras ocorrências de relevância para a saúde pública. O município também identificou 61 novos casos de tuberculose, com 49 altas por cura e nenhum caso de abandono de tratamento.
No transporte sanitário, o serviço de hemodiálise liderou a demanda com mais de 39 mil atendimentos, seguido por radioterapia e quimioterapia (7.736) e fisioterapia (5.052). No total, foram 59.004 atendimentos de deslocamento a unidades de referência, tanto na Região Metropolitana de São Paulo quanto para cidades fora desse perímetro.
No tópico agendamentos, foram realizados mais de 94 mil para consultas e exames por meio de diversos equipamentos de saúde, incluindo ambulatórios médicos de especialidades (AMEs), clínicas e hospitais parceiros. Além dos atendimentos diretos à população, ocorreram também reposição de medicamentos e outros suprimentos.
No total, 318.127 pessoas foram atendidas com prescrições oriundas das unidades de saúde de Suzano, de outros municípios e da rede privada. Só em insumos para controle de glicemia, foram distribuídas mais de 1,7 milhão de tiras reagentes e o mesmo volume de lancetas.
Na maternidade, foram registrados 1.745 nascimentos, com 53,9% dos partos realizados por cesariana e 46,1% por via natural.